A Qatar Airways deverá concluir a aquisição de uma participação significativa na companhia aérea nacional do Ruanda, a RwandAir, no próximo mês de julho, avançou este domingo o “Financial Times”. A transportadora aérea do Médio Oriente está a tentar capitalizar um dos mercados com o crescimento mais rápido do mundo, em África.
O acordo resulta de negociações que decorrem há aproximadamente cinco anos, mas acabaram por sofrer vários adiamentos por diferentes motivos: a pandemia de Covid-19 em 2020-2021 e o facto de o Qatar ter recebido o Mundial (Campeonato do Mundo da FIFA) em 2022.
O jornal britânico escreve que a posição da empresa do Médio Oriente na RwandAir pode ser de 49%. “Está a decorrer desde há algum tempo. Estamos a discutir isto há quase cinco anos. Então, agora, estamos realmente na fase final”, disse a presidente-executiva da RwandAir, Yvonne Makolo, ao “Financial Times”.
A RwandAir tem acesso à rede da Qatar Airways através de uma parceria de code-share. “Acedemos a mais de 70 pontos na sua rede e eles acedem a vários pontos, especialmente na África Central, onde não têm presença”, acrescentou a CEO da companhia aérea com sede em Kigali, referindo-se a Bujumbura, no Burundi, por exemplo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com