Os quadros do impressionista Claude Monet têm sido cada vez mais raros em leilão, mas tudo vai mudar no fim deste mês.
“Les Salues, Giverny”, datado de 1886, está em mãos privadas desde 1948, mas vai agora a leilão. Os atuais donos esperam arrecadar três milhões de euros quando o raro quadro for ao leilão da Ader.
O quadro vai a venda no próximo dia 24 de novembro no Hotel Drouot, em conjunto com dezenas de outros objetos de arte moderna e impressionista.
David Norman, leiloeiro da Ader, lembra que “pinturas de Claude Monet desta dimensão não existem mais entre as famílias francesas”. “Encontram-se, principalmente, em grandes museus ou em coleções estrangeiras. É muito raro encontrá-los em França”, apontou Nordmann à “Reuters”.
Assim sendo, trata-se de “uma grande ocasião para o mercado francês”.
A medir 73 centímetros por 92 centímetros, o que não cabe em qualquer casa francesa, o quadro pertencia a uma família de origem judaica. “Les Saules, Giverny” encontrava-se em exposição no luxuoso apartamento da família, no centro de Paris.
De acordo com informações da leiloeira, o quadro foi adquirido pelo avô dos atuais donos, que o comprou numa galeria em Nice em 1948. Desde então que o quadro de Monet está na família mas tudo vai mudar no fim do mês.
Não está ao nível de qualquer bolso português. O impressionismo de Monet vende-se por valores na casa dos milhões.
Por exemplo, em maio de 2019, “Meules” da série Haystacks foi vendido num leilão da Sotheby’s por 110,7 milhões de dólares. Este valor foi atingido em apenas oito minutos.
“Le Grand Canal et Santa Maria della Salute”, leiloado no ano anterior, arrecadou 56,6 milhões de dólares. Este quadro foi pintado em 1908.
No ano passado, “Waterloo Bridge” foi a leilão por 28 milhões de euros, desta vez pela Christie’s.
Outro exemplo mais dispendioso é a coleção lírios de água. “Nympheas en Fleur” foi recolhido, em maio de 2018, por 84,7 milhões de euros, enquanto que “Le Bassin aux Nympheas”, da mesma coleção foi adquirido por 16,8 milhões em 2004 e, mais tarde, em 2021 arrecadou 70,4 milhões de dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com