Quadro secreto de Ricardo Salgado esteve guardado durante 70 anos. Vai agora ser revelado ao público

A pintura “Festa de Casamento”, do mestre flamengo Pieter Bruegel, o Jovem, esteve pendurada durante décadas no gabinete secreto do presidente do Banco Espírito Santo (BES), na Avenida da Liberdade, em Lisboa. O quadro favorito do ex-banqueiro esteve longe do olhar público durante 70 anos.

70 anos depois, o quadro secreto de Ricardo Salgado vai ser revelado publicamente. A pintura era a favorita do antigo banqueiro e que chegou a ser conhecido como Dono Disto Tudo (DDT).

O Museu Nacional Fei Manuel do Cenáculo, em Évora, terá a partir desta quinta-feira uma obra de arte que esteve durante 70 anos pendurada no gabinete secreto de Ricardo Salgado, no último andar da sede do Banco Espírito Santo (BES), na Avenida da Liberdade em Lisboa, escreve o jornal “Correio da Manhã”.

O quadro intitulado “Festa de Casamento” do pintor flamengo Pieter Bruegel, o Jovem, ficará exposta para os habitantes e visitantes desta cidade da região do Alentejo, sendo que a cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente do Novo Banco, António Ramalho.

Após a venda do Novo Banco aos americanos da Lone Star foi assinado um acordo, no qual um conjunto de arquivos do banco não podem sair de Portugal, devendo ser distribuídos, no caso dos quadros, aos museus nacionais.

Com a entrega desta obra de arte, são já 30 os quadros colocados em exposições de forma permanente em 17 museus portugueses. Do espólio do BES, somente a coleção de numismática não está exposta ao público, mas pode ser visitada mediante marcação prévia.

Relacionadas

BES: Ricardo Salgado viajou para a Suíça

Arguido em vários processos, o ex-banqueiro viajou para Genebra na Suíça, avança o Correio da Manhã.

BES: Ricardo Salgado não precisa de pedir autorização para sair de Portugal

Apesar de ser arguido em vários processos, Ricardo Salgado pode viajar para o estrangeiro sem precisar de pedir autorização às autoridades. O ex-presidente do BES viajou para a Suíça esta semana.
Recomendadas

Festival Raízes do Atlântico no Funchal juntou cerca de 11 mil pessoas

Festival na Praça do Povo, na marginal do Funchal, “confirma o sucesso” desta iniciativa, afirmou a secretária do Turismo da Madeira, Paula Cabaço.

Quanto tempo tem de trabalhar para comprar um Ferrari exclusivo de 32 milhões? Messi só precisou de 4 meses

A revista Forbes divulgou esta semana os rendimentos dos desportistas mais bem pagos de 2019, e a Apuestas Deportivas decidiu analisar com quantas horas de trabalho é que as estrelas conseguiram pagar o seu automóvel de eleição

Renovar o cartão do cidadão online? Vai ser preciso pedir uma chave móvel digital ou ter um leitor de cartões

O Governo garante que a renovação do cartão do cidadão online vai arrancar a 20 de junho, mas é preciso ter em conta os requisitos para a atualização.
Comentários