[weglot_switcher]

Quais as vantagens de transferir o Crédito Habitação para outro banco?

As vantagens da transferência do crédito habitação vão para além das poupanças financeiras. Falamos também da otimização da nossa relação bancária, que é conseguida fundamentalmente quando mudamos.
  • Cofre no Banco de Portugal
22 Novembro 2019, 09h30

Provavelmente já ouviu falar de casos de familiares ou de amigos que transferiram o seu crédito habitação para outra instituição e quer perceber as vantagens desta operação. Ou talvez considere que tem o melhor spread e precisa de saber se isso é verdade. Neste artigo, vamos falar-lhe das vantagens de transferir o seu crédito habitação para outro banco.

O que valorizar no seu banco?

A primeira questão a que devemos dar resposta é a quais os fatores que valorizamos na relação bancária. Por norma, focamo-nos apenas no custo do crédito, mais concretamente no spread, e desconsideramos todas as vantagens que a relação bancária pode trazer. Falamos de operações do dia-a-dia, dos seguros, das aplicações financeiras ou de outras valias. Cada pessoa tem o seu perfil e cada banco tem o seu público alvo, pelo que temos de saber para que precisamos de um banco.

Qual o serviço que tem atualmente?

Um segundo ponto a que devemos dar alguma atenção prende-se com o nível de serviço que temos atualmente no nosso banco. Se estamos satisfeitos com o serviço e com o banco pode nem existir qualquer motivo para querermos mudar de banco, para além das evidentes poupanças financeiras. Nestes casos, a recomendação passa por contactar o gerente de conta para rever as suas condições, sendo certo que conseguimos sempre mais poupança mudando de banco.

Quais os custos do crédito habitação?

Uma terceira ideia e que pode ditar o sucesso da relação bancária no caso do crédito habitação prende-se com o conhecimento de todos os custos e encargos inerentes à relação que temos com o banco. Com grande probabilidade não tem conhecimento mas existem bastantes mais custos para além do spread. Falamos do menos visível (mas mais expressivo) custo com seguros de vida crédito habitação, onde pagamos tipicamente o dobro ou o triplo do valor de mercado atual (e muitas vezes com menos coberturas). Falamos de custos com cartões de crédito e outras comissões bancárias.

Assim, para conseguir otimizar a sua relação bancária deve saber quanto paga (visível na TAEG) e procurar alternativas que se foquem no custo global da operação.

Quais as vantagens da transferência do seu crédito habitação?

As vantagens da transferência do crédito habitação vão para além das poupanças financeiras. Falamos também da otimização da nossa relação bancária, que é conseguida fundamentalmente quando mudamos. É na altura da nova contratação que conseguimos melhores condições. Mas também é nesta altura que podemos “arrumar a casa”, acabar com contas que não precisamos, limpar os débitos diretos que já não precisamos, entre outros. Na prática, ajuda-nos a vencer a inércia e a atuar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.