Quase duas em cada três noites em alojamentos locais reservadas em 2022 no Airbnb são fora de Lisboa e do Porto. Em simultâneo, nove em cada dez anfitriões afirmam que o espaço que anunciam é uma segunda habitação que pertence aos próprios ou à família.
Os dados foram levantados pela plataforma de Alojamento Local (AL) e divulgados num comunicado de imprensa onde é referido também que a maioria dos anfitriões são indivíduos e famílias locais que possuem ou partilham um único anúncio, quer seja de um quarto privado ou uma casa extra.
Em simultâneo, quase sete em cada dez refere que o alojamento não é a sua ocupação principal, sendo que mais de metade mencionou que utiliza as receitas para fazer melhorias ou renovações no próprio alojamento. Quase um terço dos anfitriões estimam ter maior volume de receitas no próximo ano.
No âmbito da habitação em Portugal, a Airbnb reconhece os problemas existentes nas áreas com maior densidade populacional e diz-se empenhada em trabalhar em prol de soluções para as famílias e a economia local. A plataforma sublinha também, no mesmo comunicado, que a ideia de que a maioria dos alojamentos pertence a grandes especuladores imobiliários é contrariada por estes dados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com