[weglot_switcher]

Quatro maiores bancos americanos perderam 55 mil milhões de dólares com pânico lançado por Silicon Valley Bank

Só o JP Morgan perdeu 22 mil milhões de dólares de valor de mercado, quando as ações do maior banco dos EUA retraíram 5,41% para 130,34 dólares.
Stefanie Loos/Reuters
10 Março 2023, 13h40

Os quatro maiores bancos de Wall Street sofreram perdas significativas, no valor de 55 mil milhões de dólares, quando os investidores se assustaram com a turbulência da Silvergate Capital e de Silicon Valley Bank e procederam ao despejo de centenas de ações.

De acordo com o “Business Insider”, a JP Morgan Chase, Bank of America, Wells Fargo e o Morgan Stanley perderam um vasto conjunto de dinheiro da sua capitalização de mercado.

Nos dados recolhidos pela Refinitiv, só o JP Morgan perdeu 22 mil milhões de dólares de valor de mercado, quando as ações do maior banco dos EUA retraíram 5,41% para 130,34 dólares. Já o Bank of America perdeu 16,16 mil milhões de dólares e as ações caíram 6,20% para 30,54 dólares ao fecho do mercado de ontem.

A capitalização da Wells Fargo e da Morgan Stanley caiu 10,3 mil milhões de 6,2 mil milhões de dólares, respetivamente. Ainda que não façam parte da lista, a Goldman Sachs e o Citigroup também apresentaram perdas, encolhendo 2,06% para 342,09 dólares e 4,10% para 48,60 dólares.

No pré-mercado, as cotações dos quatro principais bancos dos Estados Unidos permanecem a queda sentida ontem à noite. O JP Morgan desliza 0,58%, o Bank of America cai 0,56%, o Morgan Stanley perde 0,39% e o Wells Fargo deprecia 0,27%.

Ao dia de ontem, o Silicon Valley Bank encerrou a sessão com uma quebra superior a 60% e uma desvalorização de 80 mil milhões de euros. Vários órgãos de comunicação social dão conta que o banco americano está em risco de falência e a afetar os índices bolsistas mundiais, estando a expandir-se para a Ásia e para a Europa, influenciando o mercado financeiro, além da negociação das criptomoedas. Em causa para estas perdas está a venda de 21 mil milhões de euros em títulos do tesouro norte-americano, algo que fez com que o banco perdesse 1,8 mil milhões de euros.

Só o índice bancário KBW, que acompanha o desempenho das principais ações bancárias, recuou 7,7% na quinta-feira. Este foi o maior declínio registado pelo índice desde junho de 2020.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.