[weglot_switcher]

Quem é o sucessor que vai liderar o império de Buffett?

Nascido em Edmonton, Canadá, Greg Abel entrou na Berkshire Hathaway há 25 anos. Reconhecido pela capacidade em administrar empresas, irá supervisionar os grandes negócios do conglomerado.
6 Maio 2025, 07h00

A nomeação de Abel, um executivo com 25 anos de carreira na Berkshire, não foi exatamente uma surpresa. Warren Buffett já tinha dito em maio de 2021 que Abel seria o próximo na linha para liderar o conglomerado. “Os diretores estão de acordo que, se algo acontecesse comigo esta noite, seria o Greg quem assumiria amanhã de manhã”, disse Buffett. A decisão foi oficializada no encontro de acionistas da Berkshire Hathaway, que se realizou em Omaha, no Nebraska. Os únicos membros do conselho que sabiam da sua intenção, referiu Buffett, eram os seus dois filhos, Howard e Susie Buffett, e até Greg Abel, que estava sentado ao lado de Buffett no palco, não tinha sido avisado.

O empresário, nascido em Edmonton, Alberta, assumirá o cargo de CEO da empresa em 2026. Ao contrário de Buffett, que começou a investir aos 11 anos, Abel, de 62 anos, não iniciou sua carreira nos negócios tão cedo. Cresceu como jogador de hóquei e aprendeu o valor do trabalho ao trabalhar para uma pequena empresa que recarregava extintores de incêndio. Formado em Contabilidade pela Universidade de Alberta, no Canadá, assumia a vice-presidência da Berkshire Hathaway Energy desde 2018.

Em entrevista à CNBC em fevereiro de 2023, o ex-vice-presidente do conglomerado, Charlie Munger, descreveu Abel como “simplesmente sensacional como líder empresarial, tanto como pensador quanto como executor. Portanto, é um ser humano muito notável, e a Berkshire tem muita sorte de tê-lo”. O grupo Berkshire Hathaway, avaliado em mais de um bilião de dólares, atua em vários segmentos de negócio como seguros, transportes, serviços públicos, energia, produtos para a construção ou vestuário. O conglomerado detém ações em empresas como a Coca-Cola, Bank of America, Chevron e American Express.

“[A Berkshire Hathaway] vai funcionar muito melhor com Greg Abel do que comigo porque eu não quero trabalhar tanto como ele”, disse Buffett no encontro. Um dos presentes perguntou também a Abel qual seria a sua abordagem de gestão. “Mais ativa. Warren tem sido obviamente um professor notável e eu tenho beneficiado disso há anos”. O Conselho de administração da Berkshire já aprovou Greg Abel como CEO e Buffett como chairman para 2026. Apesar dos rasgados elogios, os acionistas vão estar atentos à como Greg Abel vai gerir a empresa, sobretudo em termos de alocação de capital e estratégias de investimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.