[weglot_switcher]

Quem são os 11 maiores empregadores do Mundo?

Há 11 empresas ou instituições a nível mundial que empregam mais de um milhão de pessoas. Ou seja, 10% do total da população portuguesa. Descubra aqui quais são.
2,3 milhões de empregados
13 Abril 2018, 11h40

 

O maior empregador do mundo é o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O principal habitante do Pentágono integra os três ramos das forças armadas – US Army, US Navy e US Air Force – e agências como a DARPA (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas) e a NSA (Agência nacional de Segurança).

O Exército Popular de Libertação da China, criado em 1 de agosto de 1927 como braço militar do Partido Comunista que veio a controlar o país, tem apenas alguns milhares a menos, figurando num levantamento recente do MSN como o segundo maior empregador do mundo.

O terceiro empregador mundial é uma empresa privada dos Estados Unidos: a Walmart opera no setor do retalho e está presente em cerca de 30 países com mais de 11 mil lojas e 55 insígnias.

A Corporação Nacional de Petróleo China é a maior empresa industrial do mundo em número de trabalhadores. Foi criada em 1988 em resultado da reforma do setor petrolífero chinês. Explora petróleo e gás em perto de 30 países, entre os quais Moçambique.

A norte-americana McDonald’s, maior cadeia mundial de restaurantes de fast food, é a quinta da tabela geral e a segunda maior empregadora privada, atrás apenas da Walmart.

Seguem-se em sexto lugar as Forças Armadas da Índia, as terceiras maiores do planeta em número de efetivos. No top 11 dos maiores empregadores do mundo entram ainda as Forças Armadas da Coreia do Norte e as Forças Armadas da Rússia.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido é quem mais emprega na Europa. Criado em 1948, o NHS foi desenvolvido com o objetivo de se tornar no maior serviço nacional de saúde do mundo com financiamento público. O acesso é gratuito para quem reside no Reino Unido, com exceção de algumas taxas.

A oitava empregadora é a Foxconn. A empresa de Taiwan é a maior fabricante de componentes eletrónicos e de computadores do mundo, produzindo para outras empresas de tecnologia. BlackBerry, iPad, Kindle, Nintendo3DS, PlayStation3 e Xbox One, por exemplo, por exemplo, nasceram nas suas fábricas.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.