[weglot_switcher]

Quem são os novos ministros que hoje tomam posse?

Com as mudanças agora operadas, o número de ministros desce de 17 para 16, já que Pedro Siza Vieira passa a ser ministro Adjunto e da Economia.
15 Outubro 2018, 07h25

O primeiro-ministro António Costa aproveitou a demissão de Azeredo Lopes para nomear um novo ministro da Defesa e também para remodelar as pastas da Saúde, Economia e Cultura.

Segundo o site da Presidência da República, “as posses terão lugar amanhã, segunda-feira, 15 de outubro, pelas 12h00, no Palácio de Belém”.

Os novos secretários de Estado, que serão entretanto nomeados, serão empossados na “quarta-feira, 17 de outubro, pelas 11h00, no Palácio de Belém”.

Pedro Siza Vieira (Ministro Adjunto e Economia)
Siza Vieira foi colega de António Costa, e também de Diogo Lacerda Machado e Eduardo Cabrita, na Faculdade de Direito. É descrito como um dos conselheiros de António Costa. Na sua atividade académica, foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa e Assistente na Universidade Autónoma de Lisboa e ainda, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa. Como advogado, foi sócio da Morais Leitão, J. Galvão Teles e Associados, sociedade de advogados e, de 2002 a outubro de 2017, sócio da Linklaters LLP, sendo ‘managing partner’ do escritório de Lisboa desta sociedade, entre 2006 e 2016.

João Gomes Cravinho (Defesa)
Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford, e com mestrado e licenciatura pela London School of Economics, João Gomes Cravinho é atualmente embaixador da União Europeia no Brasil, desde agosto de 2015, tendo desempenhado o mesmo cargo na Índia entre 2011 e 2015. Entre março de 2005 e junho de 2011, João Gomes Cravinho foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e também da Defesa, nos XVII e XVIII governos constitucionais liderados por José Sócrates.

Marta Temido de Almeida Simões (Saúde)
Doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, detendo um mestrado em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especializada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, exercia os cargos de subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e de presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa .

Graça Fonseca (Cultura)
Foi Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, entre 1996 e 2000, vereadora na Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Economia, Inovação, Educação e Reforma Administrativa, entre 2009 e 2015. Exerceu funções como chefe de gabinete do Ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, entre 2005 e 2007, no primeiro Governo liderado por José Sócrates.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.