[weglot_switcher]

Quer poupar com a transferência do crédito habitação? Saiba que estratégias pode adotar

Antes de procurar transferir o seu crédito para outro banco poderá procurar abordar o seu banco para uma redução do spread praticado. Com alguma probabilidade conseguirá alguma poupança. Conheça esta e outras dicas de João Morais Barbosa, administrador do Grupo Reorganiza.
11 Março 2021, 17h00

A transferência do crédito habitação é uma estratégia de poupança e otimização de créditos que tem sido muito popular nos últimos anos. Neste artigo falamos-lhe desta estratégia, recomendando também que veja todas as dicas para poupar com os créditos que foram abordadas no programa de finanças pessoais “Economize”, uma parceria com o Grupo Reorganiza.

Porque pode valer a pena transferir o seu crédito?

A banca está há algum tempo apostada na conquista de clientes para o produto de crédito habitação. Esta aposta percebe-se porque o crédito habitação é um crédito mais seguro (consome menos capital) e é um produto âncora. Ao contratar o crédito habitação começa a centralizar a sua vida financeira naquele banco.

Aborde primeiro o seu banco

Dito isto, antes de procurar transferir o seu crédito para outro banco poderá procurar abordar o seu banco para uma redução do spread praticado. Com alguma probabilidade conseguirá alguma poupança, mas a redução do spread não deverá ser equiparada às condições praticadas pelas outras instituições. A explicação é simples: para captar novos clientes, os bancos estão na disposição de atribuir descontos e condições especiais, algo que o seu banco não quer fazer para retenção de clientes.

Se tem um spread superior a 1.3%-1.5% é muito provável que esteja a perder dinheiro. Ou seja, é possível:

1.     Transferir o crédito para outra instituição;

2.     Que lhe paga os custos de transferência;

3.     Que lhe reduz o spread;

4.     Tendo em atenção todos os restantes custos associados.

Reforçamos a importância da atenção ao detalhe, pois tipicamente as pessoas olham para o spread e ignoram todos os outros encargos. Num estudo que fizemos, o custo com juros era praticamente equivalente ao custo com todos os outros produtos, na generalidade dos bancos. Neste conjunto, o seguro de vida associado ao crédito representava a fatia de leão.

Conclusão

É possível poupar muito dinheiro ao transferir o seu crédito habitação tendo em atenção todos os custos associados. Antes de iniciar o processo junto de um intermediário certificado, fale com o seu gestor de conta e peça a redução do spread. Mas se precisar de ajudar para todo o processo e para as burocracias, por que não contactar quem faça tudo por si e sem qualquer custo?

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.