A Intel desenvolveu um sistema que permite, através da análise de dados, identificar se tem capacidade para chegar a um Jogos Olímpicos e, quem sabe, até mesmo ser um campeão olímpico, relata a BBC.
No Estádio Olímpico de Paris, decorrem uma série de testes, baseados na corrida, saltos e forças, que permitem, através de Inteligência Artificial, determinar se reúne as capacidades necessárias para estar nos Jogos Olímpicos.
Os dados obtidos, através desses testes, proporcionam a leitura de métricas como: potência, explosividade, resistência, tempo de reação, força e agilidade, refere a BBC. Esses dados são depois comparados com dados de atletas profissionais e olímpicos.
“Estamos a utilizar a visão computacional e dados históricos, para que as pessoas se possam comparar com atletas de elite e ver com que desporto estão mais alinhados do ponto de vista físico”, explicou a responsável do programa da Intel, Sarah Vickers, citada pela BBC.
E para obter esses resultados não precisa de ter tecnologia de ponta. Pode medir o seu desempenho através da análise de vídeo, sem a necessidade de sensores físicos.
Através deste programa, relata a BBC, já foram feitos testes em parceria com o Comité Olímpico do Senegal, e foram identificadas 48 crianças com enorme potencial e uma com potencial excecional. A estes foram oferecidas vagas em programas desportivos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com