[weglot_switcher]

Quer ser nadador salvador? Salários podem chegar aos mil euros

Sem tabela salarial definida, os nadadores-salvadores dos areais portugueses podem ganhar até cerca de 1.000 euros, embora muitas vezes a recibos verdes, Se gosta de praia, água e de ajudar os outros, então esta profissão é para si. No entanto para exercer esta prática são necessários alguns requisitos.
5 Junho 2018, 15h36

Para ser um nadador salvador competente precisa desde logo tem de ter formação, ou seja um curso que seja certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que terá  o dever de  informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em praias, áreas concessionadas, ou piscinas.

No entanto não é apenas a componente teórica que é importante. A vertente prática é fundamental e para isso é necessário ser fisicamente bem constituido e ter boas aptidões mentais.

Desde logo para ingressar neste tipo de cursos precisa de ter o 12º ano completo e mais de 18 anos. Depois terá de passar num exame que contém algumas provas físicas como: nadar 100 metros livres, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; ter a capacidade de praticar natação subaquática durante pelo menos segundos; nadar 25 metros em decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de dois metros, e percorrer uma distância de 2.400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos.

Em todo o país existem diversos cursos dedicados a esta prática, que podem ser consultados aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.