Para ser um nadador salvador competente precisa desde logo tem de ter formação, ou seja um curso que seja certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que terá o dever de informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em praias, áreas concessionadas, ou piscinas.
No entanto não é apenas a componente teórica que é importante. A vertente prática é fundamental e para isso é necessário ser fisicamente bem constituido e ter boas aptidões mentais.
Desde logo para ingressar neste tipo de cursos precisa de ter o 12º ano completo e mais de 18 anos. Depois terá de passar num exame que contém algumas provas físicas como: nadar 100 metros livres, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; ter a capacidade de praticar natação subaquática durante pelo menos segundos; nadar 25 metros em decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de dois metros, e percorrer uma distância de 2.400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos.
Em todo o país existem diversos cursos dedicados a esta prática, que podem ser consultados aqui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com