Quer ser nadador salvador? Salários podem chegar aos mil euros

Sem tabela salarial definida, os nadadores-salvadores dos areais portugueses podem ganhar até cerca de 1.000 euros, embora muitas vezes a recibos verdes, Se gosta de praia, água e de ajudar os outros, então esta profissão é para si. No entanto para exercer esta prática são necessários alguns requisitos.

Para ser um nadador salvador competente precisa desde logo tem de ter formação, ou seja um curso que seja certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que terá  o dever de  informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em praias, áreas concessionadas, ou piscinas.

No entanto não é apenas a componente teórica que é importante. A vertente prática é fundamental e para isso é necessário ser fisicamente bem constituido e ter boas aptidões mentais.

Desde logo para ingressar neste tipo de cursos precisa de ter o 12º ano completo e mais de 18 anos. Depois terá de passar num exame que contém algumas provas físicas como: nadar 100 metros livres, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; ter a capacidade de praticar natação subaquática durante pelo menos segundos; nadar 25 metros em decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos; apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de dois metros, e percorrer uma distância de 2.400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos.

Em todo o país existem diversos cursos dedicados a esta prática, que podem ser consultados aqui.

Relacionadas

Época balnear arranca hoje em Cascais

A época balnear tem início hoje nas praias de Cascais, decorrendo até 15 de outubro, enquanto na maioria dos municípios a abertura do período está prevista para junho, com exceção de Albufeira (Algarve) a 15 de maio.

Autoridade Marítima Nacional e Marinha reforçam dispositivo de vigilância a partir de sábado

A Autoridade Marítima Nacional explica que está previsto o agravamento do estado do mar num momento em que as praias registam maior afluência devido às férias da Páscoa, pelo que a vigilância será feita em particular nestas zonas.

Sol de outubro: praias vão ter mais vigilância até domingo

Até ao próximo domingo, a Polícia Marítima vai reforçar a presença e estar mais atenta do que o normal nesta época do ano, uma vez que se esperam vários banhistas nas zonas costeiras portuguesas.
Recomendadas

Seis dicas para não cair nas fraudes de aplicações maliciosas

A empresa de software portuguesa Go4Mobility, ligada às comunicações móveis e aos serviços digitais lançou conselhos para escapar aos ciberataques que proliferam em tempos de crise como o que se vive com esta pandemia.

Luvas e máscaras não são recicláveis. Que regras do lixo devem ser seguidas durante a pandemia?

Os portugueses estão a colocar grandes quantidades nos ecopontos, sendo que estes materiais vão parar à linha de triagem para uma melhor separação, e “para além de não serem reciclados podem estar contaminados”, contaminando em seguida mais pessoas.

Covid-19: Proibida cobrança de comissões fixas nos pagamentos com cartão a partir de hoje

A cobrança de comissões fixas nos pagamentos com cartões está suspensa a partir desta sexta-feira, e até 30 de junho, passando a ser obrigatório aceitar pagamentos com cartões de qualquer valor, segundo um diploma das Finanças.
Comentários