[weglot_switcher]

“Queremos uma produção saudável, equilibrada e sustentável”, assume diretor-geral da Timac AGRO

A garantia é dada pelo diretor geral da empresa, Marco Morais, na visita a Saint Malo (Bretanha-França), onde está localizado o Centro Mundial de Investigação (CMI) do Grupo Roullier que detém a Timac AGRO, responsável por perto de 70% da faturação do grupo.
9 Novembro 2021, 08h19

A Timac Agro, marca especializada em nutrição vegetal e animal da VITAS Portugal, a filial portuguesa do Grupo Roullier, está de visita a Saint Malo, uma cidade portuária na Bretanha, no noroeste de França. É lá que se encontra o Centro Mundial de Investigação Roullier.

O grupo, que surgiu em 1959, através de Daniel Roullier nesta cidade, é atualmente um dos principais grupos mundiais no setor agroquímico. Resolveu abrir as portas à imprensa para explicar como tudo se processa, para dar a conhecer a sua história, da qual faz parte a Timac AGRO, e para anunciar o lançamento duma nova gama de bioestimulantes à base de plantas, sobretudo de algas, que devem chegar ao mercado em Janeiro do próximo ano.

Marco Morais, diretor-geral da Timac AGRO, explica que o Grupo Rollier “tem outras atividades no seu universo empresarial, mas esta é a mais importante, é aquela que existe desde a sua fundação e está ligada, com grande peso, à questão da fertilização vegetal”, disse em Saint Malo. Uma atividade que, segundo Marco Morais, “está debaixo duma marca que é a Timac AGRO”. Por outras palavras, “o Grupo Roullier é o dono da atividade da Timac AGRO”, marca que se dedica, sobretudo, à produção biológica mas sem descurar a agricultura convencional.

E o peso dessa marca tem sido decisivo para a afirmação e crescimento do Grupo Roullier como demonstram os números. “A faturação é de 2 mil milhões de euros a nível mundial”, revela Marco Morais, sendo a Timac Agro responsável por perto de 70% desse volume de negócios. “A Timac AGRO é portanto a atividade nº1 do Grupo Roullier”, constata o diretor da marca, pertencente ao grupo francês que opera no setor agroquímico, cujos produtos chegam a mais de 100 países.

São vários os desafios que se colocam ao Grupo Roullier, nesta altura, quanto à produção de fertilizantes, como reconhece Marco Morais. “Alimentar a população mundial, que está em crescimento, é um deles”, destaca o diretor da Timac AGRO. Outra preocupação, e que está na ordem do dia, passa por respeitar as restrições regulamentares “para ter um menor impacto no ecossistema”. Por fim, o papel do consumidor que “deve ser protegido e que tem cada vez mais as suas ideias bem definidas”. Segundo Marco Morais, hoje em dia, o consumidor “quer ter, por exemplo, uma opção biológica. Ou optar por produtos sustentáveis pensando na nossa envolvência ambiental, para a sustentabilidade do planeta”.

Resumindo, e em jeito de conclusão, “queremos uma produção saudável, equilibrada e sustentável”, assume o diretor da Timac Agro, durante a visita ao Centro Mundial de Investigação do Grupo Rollier, ao qual a marca pertence.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.