“Quero ver os drones no ar aqui no aeroporto”: o polémico apelo dos Coletes Amarelos

O movimento dos Coletes Amarelos pediu a alguns dos manifestantes que colocassem drones a circular junto do aeroporto da capital para interromper tráfego aéreo.

Rafael Marchante/Reuters

No grupo de WhatsApp dos ‘Coletes Amarelos’, alguns membros pediram que sejam postos a circular drones perto do aeroporto de Lisboa, para interromper o tráfego aéreo. A ideia é fazer algo semelhante ao que aconteceu esta quarta-feira no aeroporto de Gatwick, em Londres, avança a ”Sábado”.

“Já estão os drones a circular em Inglaterra, no aeroporto. Quero ver o mesmo a acontecer aqui em Portugal. Quero ver os drones no ar aqui no aeroporto para a gente parar isto tudo”, afirmou um membro do grupo no WhatsApp onde se prepara a manifestação desta sexta-feira.

As manifestações a decorrer na próxima sexta feira, dia 21 de dezembro, em vários pontos de país, serão monitorizadas pela PSP. A revista contactou PSP e esta afirmou não estar ainda a par da situação.

O regulamento da ANAC proíbe o voo destes aparelhos a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem de um aeroporto.

Gatwick inspira Coletes Amarelos

O Aeroporto de Londres Gatwick cancelou ontem à noite todos os voos (quer de partida quer de chegada) por causa de uma invasão de drones. Na manhã desta quinta-feira, o segundo aeroporto mais movimentado de Inglaterra já fez saber que os embarques e desembarques continuam suspensos.

“Devido a atividade de drones no aeroporto de Gatwick, todos os voos de partida e chegada estão atualmente suspensos. Por favor, verifique com a sua companhia aérea antes de viajar para o aeroporto hoje. Pedimos desculpas a todos os envolvidos, a segurança é nossa prioridade número um”, garantiu o aeroporto, através de uma publicação na rede social Twitter.

Em causa está o facto de drones estarem a sobrevoar o espaço aéreo em torno de Gatwick, o que é ilegal quando acontece a menos de um quilómetro de distância ou a mais de 120 metros de altura.

Ler mais
Relacionadas

25 protestos em 17 cidades: onde vão estar os Coletes Amarelos esta sexta-feira?

Estes são os locais onde poderão ocorrer constrangimentos na circulação automóvel, e que são da área da responsabilidade da polícia.

Coletes Amarelos: este é o mapa das concentrações desta sexta-feira

As manifestações a decorrer no próximo dia 21 de dezembro, em vários pontos de país, serão monitorizadas pela PSP. Estes são os pontos de concentração onde vão decorrer as manifestações desta sexta-feira.

Coletes Amarelos exigem salário mínimo de 700 euros, menos impostos e corte nas reformas douradas

A manifestação nacional, inspirada no movimento em França, está agendada para esta sexta-feira, 21 de dezembro, e promete parar o país. Movimento dos Coletes Amarelos Portugal reúne lista de reivindicações em manifesto que pretende dar voz a insatisfeitos com problemas do país. E assegura que acções só param quando exigências forem atendidas.
Recomendadas

Festival Raízes do Atlântico no Funchal juntou cerca de 11 mil pessoas

Festival na Praça do Povo, na marginal do Funchal, “confirma o sucesso” desta iniciativa, afirmou a secretária do Turismo da Madeira, Paula Cabaço.

Quanto tempo tem de trabalhar para comprar um Ferrari exclusivo de 32 milhões? Messi só precisou de 4 meses

A revista Forbes divulgou esta semana os rendimentos dos desportistas mais bem pagos de 2019, e a Apuestas Deportivas decidiu analisar com quantas horas de trabalho é que as estrelas conseguiram pagar o seu automóvel de eleição

Renovar o cartão do cidadão online? Vai ser preciso pedir uma chave móvel digital ou ter um leitor de cartões

O Governo garante que a renovação do cartão do cidadão online vai arrancar a 20 de junho, mas é preciso ter em conta os requisitos para a atualização.
Comentários