[weglot_switcher]

Química alemã entra na história: é a maior aquisição de uma empresa europeia pelo Médio Oriente

Apostada em diversificar os investimentos, a petrolífera Abu Dhabi National Oil adquiriu a química alemã Covestro por quase 12 mil milhões de euros, um negócio que entra na história por ser o mais avultado de sempre entre as duas regiões.
petróleo
1 Outubro 2024, 11h30

A Abu Dhabi National Oil fez uma oferta de mestre e compensou-lhe. A petrolífera de Abu Dhabi ofereceu 11,7 mil milhões de euros para comprar a produtora química Covestro. A aquisição da química alemã representa o maior negócio de compra de uma empresa europeia pelo Médio Oriente.

Este valor alcançado entre as duas empresas significa uma avaliação da empresa química em 62 euros por ação. No entanto, a empresa petrolífera prepara-se para subscrever um aumento de capital na Covestro, que dará à empresa alemã cerca de mil milhões de euros em novo capital.

Várias empresas a nível mundial têm estado debaixo de olho de Abu Dhabi. Nos últimos meses, o interesse do CEO da petrolífera, Sultan Al Jaber, têm-se manifestado de forma mais evidente, tendo já adquirido participações em projetos de gás nos Estados Unidos e em Moçambique.

Agora, o investimento na área da química é novo, sendo que a empresa estatal de Abu Dhabi prevê o crescimento deste tipo de produtos utilizados para fabricar produtos como plásticos nas próximas décadas.

Este investimento acontece numa altura em que as várias petrolíferas procuram outros focos de negócio, uma vez que perspetivam a desaceleração da procura de petróleo por conta da transição energética.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.