[weglot_switcher]

R.Power lança mais uma central fotovoltaica em Portugal

A central da Sertã é mais um projecto fotovoltaico da R.Power em Portugal, depois de em maio deste ano, a empresa ter anunciado a entrada em funcionamento da sua primeira central fotovoltaica internacional, localizada perto de Terena.
19 Julho 2024, 10h20

A R.Power, um produtor independente de energia (IPP) e um dos principais promotores de centrais fotovoltaicas na Polónia, anunciou a entrada em funcionamento da sua segunda central fotovoltaica em Portugal.

O projeto, localizado na Sertã, no distrito de Castelo Branco, tem uma capacidade de 4,8 MWp (megawatts pico).

A nova central gera energia utilizando mais de 8.600 módulos fotovoltaicos, revela a R.Power.

A central eléctrica está situada numa área de aproximadamente nove hectares. A produção energética da central será de 8,4 GWh (gigawatts hora) anuais, “suficiente para satisfazer as necessidades energéticas de mais de 3.300 lares”, refere a empresa.

A redução anual prevista das emissões de CO2 ultrapassará 1.400 toneladas.

A empresa explica que energia produzida pela central da Sertã será vendida no âmbito de um contrato de compra de energia (PPA).

“A central eléctrica foi construída pela empresa polaca Nomad Electric, sendo a Nomad Electric Services responsável pela sua operação e manutenção”, lê-se na nota.

A central da Sertã é mais um projeto fotovoltaico da R.Power em Portugal, depois de em maio deste ano, a empresa ter anunciado a entrada em funcionamento da sua primeira central fotovoltaica internacional, localizada perto de Terena.

A capacidade combinada de ambos os projetos é de 13,2 MWp (megawatts pico).

Atualmente, a empresa está a desenvolver seis projetos adicionais de energia solar em Portugal, todos eles com conclusão prevista para breve, o que elevará a capacidade total do portfólio da R.Power no país para quase 70 MWp.

As atividades da R.Power abrangem toda a cadeia de valor do sector da energia solar, incluindo o desenvolvimento de centrais fotovoltaicas, construção (Engineering Procurement & Construction), manutenção de centrais (Operations & Maintenance) e produção de energia renovável (Independent Power Producer).

Atualmente, a empresa está a desenvolver uma carteira de mais de 26 GWp (gigawatts pico) de ativos fotovoltaicos e BESS (Battery Energy Storage System), oferecendo vendas de energia na fórmula PPA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.