PremiumRafał Trzaskowski: Impacto de Varsóvia pretende deixar a Polónia sem Lei e Justiça

Escolhido à última hora para tentar impedir a reeleição do presidente Andrzej Duda, aliado do governo nacionalista que domina o país, Rafal Trzaskowski conseguiu passar à segunda volta e procura apoios na minoritária esquerda polaca para chegar a chefe de Estado.

Se conseguir tornar-se presidente da Polónia na segunda volta, que irá realizar-se daqui a nove dias, a 12 de julho, Rafal Trzaskowski bem poderá agradecer à Covid-19. Foi o adiamento por razões sanitárias das eleições inicialmente marcadas para 10 de maio, a contragosto do incumbente em busca de reeleição Andrzej Duda, que levou à desistência da então candidata da oposição, Malgorzata Kidawa-Bionska, abrindo caminho para o que poderá ser o princípio do fim da hegemonia da direita nacionalista do Partido Lei e Justiça, ao qual pertence o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki.

Vendo-se sem candidato, a Plataforma Cívica, partido de direita liberal fundado pelo ex-presidente do Conselho Europeu Donald Tusk, virou-se para o presidente da Câmara de Varsóvia, relativamente jovem (48 anos) e também recente no poder autárquico (foi eleito pelos residentes da capital polaca em 2018), mas com extenso currículo no Parlamento Europeu e no governo polaco.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumJuan Carlos I: O rei sai nu

O exílio do rei emérito é a última oportunidade de preservação da monarquia espanhola – apesar de a possibilidade de secessão ser o verdadeiro problema do país. Juan Carlos ficará conhecido na história como o rei que atirou para o lixo a página dourada que sobre ele já tinha sido escrita e a substituiu por uma garatuja onde se acotovelam animais mortos, amantes e corrupção.

PremiumRicardo Costa: Identidade apurada ao sabor do tempo

40 anos de idade, 20 anos de carreira e 10 anos à frente do restaurante The Yeatman, com uma vista imperdível sobre o rio Douro. O chef Ricardo Costa soma números redondos de idade e experiência, além das duas estrelas Michelin que já tinha no cardápio, num ano que não está a ser fácil para o mundo. Fomos conhecer o homem por detrás da jaqueta de chef.

PremiumNasdaq: O imparável índice que avança à alta velocidade tecnológica

A aceleração da transição digital em tempos de pandemia, aliada ao apetite dos investidores pelo risco, tem levado o Nasdaq Composite a quebrar recordes sucessivos. Gigantes tecnológicas como a Apple, a Amazon, a Google e a Microsoft dominam um ‘rally’ que os analistas dizem que não deverá travar nos próximos tempos.
Comentários