[weglot_switcher]

Raize. Fintech portuguesa lança-se nos depósitos bancários

Raize vai lançar este ano ferramenta que se propõe a “fomentar a poupança dos portugueses”.
  • Cristina Bernardo
7 Fevereiro 2019, 14h37

A Raize, fintech portuguesa, anunciou esta quinta-feira o lançamento este ano do “marketplace” de depósitos bancários em Portugal que, de acordo com o comunicado publicado no site na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, “vai permitir aos milhares de utilizadores da Raize aplicar as suas poupanças com taxas de juro mais atrativas junto de bancos nacionais”.

De acordo com a Raize, “existem hoje em Portugal cerca de 143 mil milhões em depósitos bancários de particulares dos quais mais de 84% aufere uma remuneração inferior a 0,18% ao ano”. De acordo com José Maria Rego, fundador da Raize, “a maioria dos depósitos estão concentrados em 5 grandes instituições o que faz com que não haja incentivo a remunerar os aforradores. O marketplace de depósitos da Raize vai ser importante para canalizar recursos para instituições mais pequenas e fomentar a poupança dos portugueses”.

Raize explica como funciona

A fintech portuguesa explica em comunicado que através do marketplace de depósitos da Raize,  vai ser possível abrir contas bancárias junto de bancos nacionais sem qualquer custo para o depositante. “Investir através da Raize é totalmente gratuito e, na nossa lógica, deve continuar a sê-lo”, refere o co-fundador no documento remetido à CMVM. “Os depósitos”, explicam os responsáveis, “ficam abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos e vão poder ser constituídos até 100 mil por instituição bancária”.

“A oferta dos depósitos”, esclarece José Maria Rego, “será definida pelos próprios bancos que utilizarão a Raize para captar depósitos de retalho e diversificar as suas fontes de financiamento: “Para os bancos mais pequenos que queiram captar depósitos, esta ferramenta pode ser extremamente útil. Em vez de investir tempo e dinheiro em publicidade e marketing, podem simplificar todo o processo e passar a vir à Raize oferecendo uma taxa de depósito mais atrativa”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.