Ranking do 9º ano: Notas melhoram, mas escolas ainda estão no ‘vermelho’

Os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação revelam que as notas dos exames nacionais do 9.º melhoraram, mas a maioria das escolas ainda tem nota negativa.

No 9º ano de escolaridade, último do terceiro ciclo do ensino básico, foram realizados 184 mil exames nacionais a Português e Matemática em 2019. Na escala de zero a cinco, a média de todas as provas foi de 3,03 valores.

Os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e analisados pelo Jornal Económico revelam que num universo de 1.242 escolas, 52% tiveram média negativa, contra 47% positivas.

Com base na performance dos exames foi construído um ranking que, à semelhança do ano passado, é liderado pelas escolas privadas: Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, no Porto, é o primeiro da lista. A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa é o primeiro estabelecimento de ensino público a surgir na classificação geral.

Recomendadas

Matrículas só são obrigatórias para alunos que começam novo ciclo

Ministério da Educação decidiu mudar as regras face às dificuldades sentidas nas últimas semanas por pais e encarregados de educação. Site das matrículas até foi alvo de ataques informáticos.

Ministério da Educação dá vínculo a mais 872 professores

A Direção-Geral da Administração Escolar publicou esta terça-feira, 7 de julho, as listas definitivas do concurso externo de professores que pode consultar aqui. O número candidatos voltou a subir, passando de 34 mil, em 2019, para quase 37 mil em 2020.

Perdas até 21 mil milhões. Universidades britânicas em risco de declarar insolvência devido à Covid-19

Sem identificar, o estudo da IFS conclui que as universidades mais prestigiadas terão mais probabilidades de sobreviver aos impactos da crise pandémica. Antecipam-se perdas que podem chegar a 21 mil milhões de euros.
Comentários