[weglot_switcher]

Reabilitação urbana em Portugal mantém indicadores positivos, mas nível de atividade caiu 1,8% em março

No final do mês de março de 2021, a produção contratada neste segmento da construção civil e obras públicas aumentou para 9,2 meses, cerca de nove meses e uma semana.  
2 Maio 2021, 18h50

Até ao final do passado mês de março, verificou-se uma evolução positiva dos índices de reabilitação urbana em Portugal, segundo o barómetro elaborado pela AICCOPN – Associação dos Industriais de Construção e Obras Públicas.

No entanto, de acordo com esse documento, o nível de atividade no sector caiu 1,8% face ao período homólogo.

Como sinal positivo, referência para a produção contratada, que, neste segmento, aumentou para 9,2 meses (cerca de nove meses e uma semana).

“De acordo com os dados obtidos no inquérito à reabilitação urbana, referente ao mês de março de 2021, realizado pela AICCOPN junto dos empresários, observa-se, no final deste primeiro trimestre do ano, uma evolução globalmente positiva da opinião dos empresários relativamente às perspetivas para a evolução deste mercado”, sublinha um comunicado da associação dos empresários do sector nacional da construção, adiantando que “(…) o índice que mede a opinião dos empresários relativamente ao volume da carteira de encomendas apresenta, em março, um aumento de 1% em termos homólogos, o que representa uma quebra do ciclo de variações negativas neste indicador”.

Os responsáveis da AICCOPN adiantam que, “no que concerne ao índice que mede a evolução do nível de atividade verifica-se uma redução de 1,8% em termos homólogos, significativamente melhor que os valores registados nos últimos meses”.

“Quanto ao número de meses de produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, que tem vindo a consistentemente recuperar desde dezembro, regista-se um crescimento para 9,2 meses, o que traduz um aumento de 8,2% face ao mês anterior”, conclui o comunicado da AICCOPN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.