[weglot_switcher]

Realização de experiências da ‘bucket list’ é prioridade máxima para 81% dos portugueses

O relatório da Mastercard ‘Economia da Experiência’ diz ainda que os consumidores estão a planear gastar mais de mil euros nas viagens e no turismo. No topo de experiências dos consumidores portugueses estão as viagens e o turismo, as atividades ao ar livre, e as exposições e eventos culturais.
29 Abril 2025, 15h57

A realização de experiências que estão incluídas na ‘bucket list‘ (lista de desejos) é prioridade máxima para 81% dos portugueses, indica o relatório (que inclui 15 mil consumidores de toda a Europa) ‘Economia da Experiência’ da Mastercard.

“Este desejo é justificado com a vontade de criar memórias para toda a vida (49%), ver o mundo de uma nova perspetiva (45%) e partilhar experiências com familiares e amigos chegados (44%), motivos bastante valorizados pelos consumidores e considerados um fator-chave para esta opção por aventuras inesquecíveis. Na Europa, são os romenos (88%) e os polacos (87%) os mais desejosos de riscar experiências das suas bucket lists em 2025″, indica o relatório.

O mesmo documento diz ainda que a Geração Z, com 31%, é a geração que lidera esta tendência, referindo que querem “riscar duas ou mais experiências de sonho da lista de desejos” em 2025.

O relatório diz ainda que os consumidores continuam a querer gastar dinheiro em casamentos, eventos familiares e aniversários, “com 25% dos inquiridos a explicar que o tempo passado com a família e os amigos mais chegados é tão importante quanto a experiência em si”.

O vice-presidente executiva de Marketing e Comunicação da Mastercard para a Ásia-Pacífico, Médio Oriente e África e Europa, Beatrice Cornacchia, salienta que o inquérito mostra que “estamos a assistir a uma mudança fundamental nas prioridades” dos consumidores este ano.

“Há mais pessoas do que nunca a poupar nas despesas diárias para poderem ter aquelas experiências que sempre sonharam ter. Com uma oferta cada vez maior de eventos culturais, desportivos e acontecimentos únicos a decorrer em todo o mundo, não há melhor altura do que agora para os consumidores mergulharem de cabeça em experiências inesquecíveis”, diz ainda Beatrice Cornacchia.

“Atualmente oferecemos experiências inesquecíveis em mais de 30 destinos em todo o mundo. Quer estejam à procura de lugares junto ao relvado para a final da Liga dos Campeões, estar entre as estrelas do Festival de Cannes ou ir a um concerto esgotado dos seus artistas favoritos com um pacote VIP, o Priceless.com tem como objetivo juntar pessoas com paixões semelhantes”, acrescenta Beatrice Cornacchia.

O relatório diz ainda que os consumidores estão a planear gastar mais de mil euros nas viagens e no turismo, seguindo-se na lista as aventuras ao ar livre, experiências gastronómicas, festivais de cinema e eventos desportivos ao vivo.

“Os eventos de desporto registam um aumento da procura, com 73% dos portugueses a planear assistir a pelo menos um este ano”, refere o relatório.

Este é o Top 10 de experiências para 2025 para os consumidores portugueses:

  1. Viagens e turismo (96%)
  2. Atividades ao ar livre (92%)
  3. Exposições e eventos culturais (92%)
  4. Experiências gastronómicas (91%)
  5. Atividades para a família (89%)
  6. Experiências históricas e de herança patrimonial (88%)
  7. Experiências relacionadas com o cinema (88%)
  8. Eventos de música ao vivo (87%)
  9. Espetáculos de teatro (85%)
  10. Experiências de bem-estar e saúde (84%)

Para financiar as atividades incluídas na bucket list os consumidores portugueses estão a cortar no vestuário (41%), nos itens de luxo (41%) e nos gadgets mais recentes (35%), “porque consideram que as memórias duram mais do que a última tendência da moda ou tecnologia”.

O relatório refere também que os consumidores estão a planear melhor os seus gastos em experiências da sua lista de desejos. “84% procura ofertas antes de fazer a reserva, ao passo que 87% certifica-se de que essas mesmas experiências se enquadram no orçamento disponível. Muitos (38%) aguardam pelo fim do mês para avançar com a reserva da próxima aventura no dia em que recebem o salário”, salienta o relatório da Mastercard.

“Os próprios dados do Mastercard Economics Institute suportam esta tendência, revelando que, em 2024, 32,1% dos gastos dos consumidores europeus em experiências – excluindo viagens e restaurantes – foi em eventos ao vivo, contra 31,5% em 2023 e 30,7% em 2019”, acrescenta o relatório.

Para a economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute, Natalia Lechmanova, os consumidores europeus “estão a recuperar a confiança e a aumentar as despesas discricionárias, sendo que as experiências continuam a ser uma prioridade fundamental”.

Natalia Lechmanova refere que a estabilização da inflação e a melhoria do poder de compra “estão a permitir que mais pessoas invistam em momentos especiais”.

De acordo com Natalia Lechmanova o Mastercard Economics Institute prevê que as experiências “continuem a ser uma fatia relevante nas despesas dos consumidores em 2025, impulsionadas por uma oferta dinâmica de grandes eventos mundiais – desde campeonatos desportivos a festivais de música e de cinema –, que irão marcar o próximo ano”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.