Anda a circular um email da EDP Serviço Universal com o objetivo de dar um reembolso aos seus clientes. A empresa avisa que esta comunicação eletrónica, conforme imagem infra, tem “origem fraudulenta” e deixa vários alertas aos seus clientes.
Para começar, o grupo alerta que a marca EDP Serviço Universal deixou de existir a 14 de janeiro deste ano para dar origem à marca SU Eletricidade, a empresa do grupo para os clientes do mercado regulado de eletricidade.
A empresa aponta que “este tipo de ocorrências tem sido muito pontual” e que “até ao momento” não tem tido “conhecimento de pessoas que tenham sido diretamente afetadas, para além de receberem estes e-mails indevidamente”, segundo fonte oficial da EDP.
Que medidas está a EDP a tomar? A companhia elenca um conjunto de medidas para “reduzir e anular estas situações de burla”, como informar as “autoridades competentes com vista a bloquear o mais rapidamente possível os novos links que são detetados” e partilhando “informação com o objetivo de detetar os autores”.
Depois, informar os canais de atendimento da empresa para prestarem “todos os esclarecimentos quando contactados e a recolher toda a informação” de forma a atuar.
A empresa também criou no seu site uma página dedicada à segurança onde coloca exemplo de situações semelhantes.
A EDP deixa assim várias recomendações sobre como atuar quando um cliente detetar uma situação fraudulenta:
– Caso seja utilizado um link num e-mail (para clicar ou para descarregar um ficheiro) que não termine em “sueletricidade.pt”, em “edp.pt” ou em “edp.com” significa que se trata de um link não legítimo. No caso do mail partilhado, é indicado um link que não respeita esta regra, o que permite concluir que se trata de um mail fraudulento. Esta é normalmente a característica-chave que permite facilmente fazer a distinção;
– Os clientes devem sempre confirmar o remetente das mensagens – SMS ou e-mail – e validar que são meios oficiais utilizados pela SU ELETRICIDADE;
– Os e-mails da empresa a partir de 15 de janeiro passaram a ser sempre enviados através do domínio @sueletricidade.pt. As únicas exceções estão indicadas no nosso site. Infelizmente, em casos mais sofisticados, os remetentes destes mails já conseguem “mascarar” um endereço legítimo no envio (como foi o caso do mail partilhado). Como tal, este despiste apenas permite detetar situações fraudulentas caso o endereço não tenha aquele domínio;
– As SMS aparecem com a designação ‘SU ELETRIC.’;
– As entidades utilizadas pela SU ELETRICIDADE ou pelos seus parceiros autorizados nas suas referências multibanco são 21818/12230/21262/21523. Todas as entidades diferentes desta lista devem ser ignoradas, uma vez que não representam cobranças legítimas da SU ELETRICIDADE.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com