A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a alertar os consumidores para a existência de mensagens fraudulentas enviadas para os telemóveis para os destinatários pagarem taxas aduaneiras de encomendas retidas nas alfândegas. O fisco diz que os destinatários destes SMS são, assim, “induzidos maliciosamente” a aceder a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, as quais visam a recolha de informação pessoal e confidencial para uso ilícito.
“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de uma campanha de phishing que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas emitidas supostamente por um ‘centro aduaneiro’”, alerta a AT no Portal das Finanças, dando conta de que “estas mensagens, às quais a AT é alheia, são passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de quem as recebe”.
No alerta da AT é publicado um exemplo de mensagem fraudulenta: “A sua entrega está retida no nosso centro aduaneiro. Por favor, resolva a falta de pagamento das taxas de importação aqui”, onde se segue um link que remete os destinatários do SMS para páginas fraudulentas na Internet.
O fisco realça que “os destinatários destes SMS são induzidos maliciosamente a aceder a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, as quais visam a recolha de informação pessoal e confidencial para uso ilícito”. E avisa que estas mensagens “são falsas e devem ser ignoradas”, realçando que o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.
“Em caso algum deverá efetuar essa operação”, alerta a AT, recomendando ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.
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