Recebeu uma SMS do Pingo Doce? Cuidado, pode ser fraude

Cadeia de supermercados está a alertar clientes que têm cartão Poupa Mais para campanha fraudulenta através de SMS. Se recebeu este SMS, ignore. Pingo Doce  alerta para não fornecer dados pessoais e/ou bancários.

A cadeia de supermercados Pingo Doce está a alertar os clientes que têm cartão Poupa Mais, para uma SMS fraudulenta que pede dados pessoais e bancários.  As mensagens em nome da marca aludem a um sorteio e a um prémio seguido de um link que provavelmente irá tentar recolher dados do utilizador ou possivelmente instalar malware.

Em causa está uma tentativa de smishing (phishing via SMS) para extrair dados pessoais que levou o Pingo Doce a enviar esta semana mensagens aos clientes registados: “Alerta para mensagens falsas c/ remetente Pingo Doce sobre sorteios prémios. Caso receba, ignore e nunca forneça dados pessoais”.

Também no site da empresa é salientado que “este tipo de SMS pretende aliciar o utilizador a clicar no link da mensagem, para fornecer dados pessoais (nome, morada, número de identificação fiscal, entre outros) e dados bancários numa página de internet falsa identificada como Pingo Doce, dando assim credibilidade à fraude”, lembrando que “o Pingo Doce não solicita dados pessoais e bancários por SMS”.

A mensagem é idêntica a outras que têm surgido: “Caro cliente, A 26 de novembro o seu nome foi escolhido como segundo vencedor no nosso sorteio de novembro. Veja as informações aqui: http://zvc.me/oq1”. Se recebeu, não clique na mensagem.

Segundo a cadeia de supermercados, foi identificado o envio de mensagens falsas como remetente ‘Pingo Doce’ com a informação de que foi um dos vencedores de um sorteio, alertando que se trata de uma “campanha fraudulenta”. “Caso receba esta mensagem no seu telemóvel ou alguma semelhante, não forneça os seus dados pessoais e/ou bancários”, avisa.

Os casos de smishing não são novos. No final de 2018 e inicio do ano 2019, campanhas desta natureza atingiram as cadeias de supermercados Lidl e Continente.

Depois do Continente e do Lidl, os utilizadores portugueses foram atingidos no início deste ano por uma nova campanha de smishing envolvendo também a cadeia de supermercados Pingo Doce.

Os casos de smishing não são novos. No final de 2018 e inicio do ano 2019, campanhas desta natureza atingiram as cadeias de supermercados Lidl e Continente.

Para mais informações, consulte a página do Pingo Doce.

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