A ByteDance, dona da rede social TikTok, viu a sua receita total crescer 70% face a 2020, para 58 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros) em 2021, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto citadas pela “Reuters”.
Ainda assim, o crescimento registado no ano passado aconteceu a um ritmo mais lento do que nos anos anteriores, justificado com medidas de controlo do governo chinês às grandes empresas de tecnologia.
Em 2020, a receita total da empresa com sede em Pequim cresceu mais de 100%, para 34,3 mil milhões de dólares (30,2 mil milhões de euros), informou a “Reuters”.
As gigantes tecnológicas chinesas, como a Tencent ou a Alibaba, também reportaram uma desaceleração do crescimento devido a uma ampla repressão dos reguladores chineses, que lançaram novas regras que acabaram por afetar a forma como estas empresas realizam negócios e interagem com os seus utilizadores.
A Bytedance manteve a segunda posição no mercado de publicidade online da China no ano passado, com uma participação de mercado de 21%, de acordo com um relatório recentemente publicado pela Interactive Marketing Lab Zhongguancun. A posição número um ainda é ocupada pelo grupo Alibaba, gigante do comércio eletrónico, e o terceiro lugar foi para a gigante de videojogos Tencent Holdings, de acordo com o relatório.
O crescimento geral das vendas de anúncios online na China caiu para 9,3% em 2021, de 13,8% no ano anterior, segundo o mesmo relatório.
A ByteDance permanece como uma das maiores empresas privadas de tecnologia do mundo, avaliada em 300 mil milhões de dólares (264,5 mil milhões de euros), segundo dados da “Reuters”.
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