[weglot_switcher]

Recolher obrigatório termina este fim de semana. Conheça as 3 fases do desconfinamento

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira no briefing do Conselho de Ministros que também os eventos desportivos vão passar a ter público de acordo com as regras definidas pela Direção Geral de Saúde.
  • Lusa
29 Julho 2021, 17h15

O comércio, restauração e espetáculos culturais vão passar a ter um horário limite até às 2h e de acordo com as regras definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS). A informação foi dada pel oprimeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira, 29 de julho, no briefing do Conselho de Ministros.

As novas medidas de desconfinamento serão feitas por três fases distintas:

A primeira fase a partir do dia 1 de agosto, o recolher obrigatório deixa de estar em funcionamento, sendo permitido circular na via pública a qualquer hora. Os eventos desportivos passam a ter público (regras DGS) e os espetáculos culturais a contar com 66% da lotação.

Já os casamentos e batizados passam a contar com uma lotação de 50%, enquanto os equipamentos de diversão passam a funcionar segundo as regras da DGS e em local autorizado pelo município local. O teletrabalho passa de obrigatório para recomendado, quando as atividades o permitam. Nesta primeira fase continuam encerrados os bares e discotecas, estando proibidas as festas e romarias populares.

A segunda fase irá arrancar quando 70% da população estiver com a vacinação completa, o que de acordo com o Governo deverá acontecer no início de setembro. Nessa altura, deixará de ser obrigatório o uso de máscara na via pública (a não ser que não seja possível manter o distanciamento), os casamentos e batizados, bem como os espetáculos culturais passam a ter 75% da lotação.

Ainda nesta segunda fase deixa de existir uma limitação nos transportes públicos e os serviços públicos deixam de ter marcação prévia.

Por fim, a terceira fase que está prevista arrancar em outubro, altura em que o Governo estima que 85% da população estará com vacinação completa. Os bares e discotecas voltam a abrir, mas com a exigência de certificado digital ou teste negativo, os restaurantes deixam de ter um número um limite máximo de pessoas por grupo, bem como deixa de existir um limite de lotação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.