[weglot_switcher]

Recorde. Procura em venda sindicada de dívida a 30 anos supera 34 mil milhões de euros

A dívida, que tem prazo de abril de 2052, deverá ter um ‘spread’ de ‘mid-swaps’ mais 85 pontos base, ou seja, uma taxa de juro ligeiramente acima de 1%, refere a “Bloomberg”, citando uma fonte próxima do processo.
  • Cristina Bernardo
3 Fevereiro 2021, 11h59

A procura pelas Obrigações do Tesouro (OT) a 30 anos que o IGCP, Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, está a vender através de um sindicato bancário já superou os 34 mil milhões de dólares, segundo a “Bloomberg”.

A dívida, que tem prazo de abril de 2052, deverá ter um spread de mid-swaps mais 85 pontos base, ou seja, uma taxa de juro ligeiramente acima de 1%, refere a agência noticiosa, citando fonte próxima do processo.

A última vez que Portugal fez vendas sindicadas de OT a 30 anos foi em 2015, quando registou procura de seis mil milhões em janeiro e 1,5 mil milhões em abril, recorda.

O Credit Agricole CIB, Deutsche Bank, Morgan Stanley, J.P. Morgan, Nomura e NovoBanco são os joint lead managers, segundo a “Bloomberg”.

A última venda sindicada ocorreu a 1 de julho de 2020, quando o IGCP emitiu 4 mil milhões de euros do novo benchmark a 15 anos.

A agência liderada por Cristina Casalinho optou por não iniciar este ano, como costuma fazer, com o lançamento de uma nova linha de OT a 10 anos, optando por realizar um leilão, no qual pagou uma taxa negativa pela primeira vez (-0,012%), para emitir 500 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.