[weglot_switcher]

Rede Multibanco celebra 35 anos com 12 mil terminais em Portugal

“Portugal deve ter orgulho no que foi feito e no que continua a ser alcançado pelo sistema Multibanco, uma marca 100% nacional, posicionada ao nível do que melhor se faz em termos de tecnologia e economia digital”, aponta Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, em comunicado.
Rafael Marchante/Reuters
2 Setembro 2020, 20h15

A rede Multibanco celebra esta quarta-feira, 2 de setembro, 35 anos, tendo sido lançada em 1985. À data de hoje, existem perto de 12 mil terminais multibanco e ATM Express em Portugal, cujo objetivo final permanece a ser a simplificação da vida das pessoas e das empresas durante todo o ano.

Atualmente, a rede Multibanco conta com mais de 60 funcionalidades, permitindo a compra de títulos de transportes, carregamento de tarifários de telemóveis, pagamento de portagens ou de serviços e ainda pagamentos ao Estado. Numa caixa multibanco ainda é possível fazer donativos para organizações de solidariedade.

No entanto, a SIBS prevê que a economia continue a fazer a sua transição para o digital, apontando “que o dinheiro no seu formato físico tende a tornar-se menos relevante, fomentando uma sociedade progressivamente mais cashless“. Um dos exemplos da aposta no digital por parte da SIBS é o MB Way, que confirma “a ambição e vontade de continuar a inovar e a introduzir novas funcionalidades e ferramentas para melhorar a vida dos utilizadores”.

“Portugal deve ter orgulho no que foi feito e no que continua a ser alcançado pelo sistema Multibanco, uma marca 100% nacional, posicionada ao nível do que melhor se faz em termos de tecnologia e economia digital”, aponta Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, em comunicado.

“É uma satisfação para nós podermos ver o crescimento do Multibanco em Portugal e o contributo positivo que trouxe para todos os portugueses ao longo destes últimos 35 anos. Graças à cooperação entre várias entidades foi possível construirmos o que hoje em dia é um dos sistemas de pagamentos mais evoluídos do mundo. Temos como objetivo continuar a inovar, contribuir para simplificar o dia-a-dia dos portugueses e acelerar a digitalização dos restantes mercados onde estamos presentes”, adianta a CEO.

No primeiro semestre de 2020, a rede registou mais de 717 milhões de operações nos ATM e nos terminais de pagamento automático (TPA), em movimentos que geraram 36 mil milhões de euros. De acordo com a SIBS, durante o primeiro semestre o número de TPA disponíveis na rede ascendeu a 373 mil, um valor recorde.

Dentro dos 35 anos, os últimos cinco foram marcados pelo lançamento do MB Way, que já atraiu mais de 2,6 milhões de utilizadores em todo o território nacional. Além dos cartões multibanco, a aplicação foi uma das preferências dos portugueses para a realização de compras durante a pandemia, evitando a troca de dinheiro numa altura em que ainda não se sabia se a transmissão era possível através de moedas e notas.

Atualmente, a aplicação já permite a realização de nove operações, entre as quais compras online e em loja, enviar dinheiro a contactos telefónicos que tenham a aplicação e dividir contas com amigos. O MB Way ainda permite adicionar cartões de refeição, embora não permita todas as funcionalidades.

De acordo com a SIBS, as operações na plataforma têm apresentado valores positivos “que comprovam a elevada adesão ao serviço”. Mensalmente são realizadas mais de 4,5 milhões de compras através da aplicação e mais de dez milhões de operações, “um valor que tem registado um crescimento mensal superior a 10%”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.