[weglot_switcher]

Refugiados: Petição para ajudar português que corre risco de prisão em Itália atinge os 21 mil euros

O jovem de 26 anos foi constituído arguido pelo governo italiano por ter resgatado mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo. Acusado de apoio à imigração ilegal, o português arrisca-se a 20 anos de prisão.
17 Junho 2019, 10h57

Miguel Duarte tinha 24 anos quando decidiu juntar-se a uma tripulação de resgate marítimo no Mediterrâneo central a bordo de um navio de resgate, o Iuventa. Natural da Azambuja, o jovem quis ajudar a minimizar o sofrimento dos milhares de migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo com esperança de encontrarem na Europa um futuro.

Apesar das boas intenções, o aluno de doutoramento em Matemática no Instituto Superior Técnico em Lisboa não se livrou de, há um ano, receber a carta do governo italiano que o informava da sua condição de arguido.

Com cerca de 14 mil vidas salvas por si e pelos outros nove membros da tripulação do navio de resgate e salvamento Iuventa, Miguel Duarte arrisca-se a uma pena de 20 anos de prisão e milhares de euros em coimas por ter ajudado a salvar milhares de migrantes de afogamento no Mediterrâneo. No ano em que recebeu a notificação, quase 2.300 mil pessoas morreram na tentativa de chegar à Europa pelo Mediterrâneo.

Ele e os restantes membros da tripulação de resgate e salvamento foram constituídos arguidos por apoio à imigração ilegal, tráfego humano e posse de armas de fogo. As duas últimas acusações já caíram, mas a primeira prossegue.

A história de Miguel Duarte está contada na página da PPL, uma comunidade que organiza campanhas de crowdfunding. “Salvar vidas não é um crime”, lê-se no título da petição. Mais de 100 mil pessoas já assinaram e foram angariados até à data 21.430 euros.

Apesar dos apesares, Miguel não se arrepende: “Não tenho a mais pequena dúvida que tirar estas pessoas da água é o que está certo. E não tenho a mais pequena dúvida que qualquer pessoa teria feito o mesmo”, afirma no vídeo acima que acompanha a campanha de angariação de fundos criada pela HuBB – Humans Before Borders para ajudar a pagar as despesas judiciais. “Preciso da ajuda de todos para que a solidariedade não se torne num crime”, apela no final no vídeo.

A campanha de angariação de fundos para Miguel Duarte vai estar aberta até dia 12 de julho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.