Já foi divulgado o mais recente Índice Digital Regional (IDR), elaborado pela Universidade do Minho e pelo Observatório da Sociedade de Informação, e que visa “compreender a realidade da sociedade da informação nas sete regiões NUTs II portuguesas, comparando-as e contrastando-as”.
Na edição de 2020, o IDR apurou que a região de da Área Metropolitana de Lisboa continua com “enorme supremacia” face às restantes na construção da sociedade de informação em Portugal. Destaque para o Alentejo que, ao contrário das suas congéneres, é a única a registar uma subida face ao IDR de 2019.
Para Luís Miguel Ferreira, coautor do estudo, “na edição deste ano do IDR continua a verificar-se uma tendência de grande distanciamento da região de Lisboa em relação às restantes regiões portuguesas, o que confirma a crónica existência de enormes assimetrias regionais na construção da Sociedade da Informação em Portugal”.
O responsável acrescenta que “depois de tantos anos e de muitos milhões de euros de Fundos Estruturais aplicados na coesão e na convergência territoriais, depois de tantos alertas coletivos para a necessidade de um maior equilíbrio e equidade no desenvolvimento regional, a verdade é que em aspetos tão relevantes que caraterizam a Sociedade da Informação, as assimetrias regionais vão persistindo e até, em alguns casos, se vão agravando”.
A 9ª edição do IDR decorre da atualização dos dados estatísticos utilizados no cálculo das edições anteriores (2012 a 2019), mantendo-se a metodologia inalterada, pese embora a alteração da bateria de indicadores (desta vez 76, menos 6 dos que tinham sido usados na edição anterior).
Conheça o top 10 e respetivas pontuações das sete regiões NUTs II portuguesas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com