A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou hoje o lançamento de uma nova ferramenta para famílias e empresas poderem consultar os preços das ofertas de eletricidade e do gás natural.
A lista interativa dos ‘Preços das Ofertas Comerciais de energia em mercado’ permite “consultar todos os preços das ofertas comerciais de energia disponíveis no mercado, de forma rápida e simples, sem a necessidade de realizar uma simulação ou introduzir dados”, segundo o comunicado do regulador liderado por Pedro Verdelho (na foto).
“Numa conjuntura de grande volatilidade dos preços de energia, provocada, em grande medida, pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a entidade defende que esta é mais uma ferramenta para ajudar os consumidores a “encontrar a melhor oferta no mercado e a acompanhar a rápida evolução dos mercados retalhistas de eletricidade e gás natural”.
“Com esta ferramenta, os consumidores fazem rapidamente uma comparação direta dos preços de energia, sem a necessidade de realizar uma simulação ou introduzir dados da sua fatura de energia. A lista interativa insere-se no objetivo estratégico de reforçar a confiança e o envolvimento dos consumidores no mercado retalhista de energia, simplificando o acesso à informação das ofertas comerciais disponibilizadas por todos os comercializadores”, pode-se ler no comunicado.
“A ERSE recomenda que os consumidores, no início de cada ano e, preferencialmente duas vezes por ano, consultem o simulador de preços da ERSE para avaliar se existem em mercado ofertas comerciais que lhe permitam poupar na fatura de energia. Recorde-se: o mercado é dinâmico, todos os dias há o lançamento de novas ofertas comerciais, e a descontinuação de outras”, conclui a ERSE.
Esta nova ferramenta chega mais de uma semana depois de ter estalado a polémica entre o presidente da Endesa Portugal e o Governo. Nuno Ribeiro da Silva disse em entrevista à “Antena 1/Jornal de Negócios” a 31 de agosto que o recém-criado Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade iria provocar um aumento de 40% nas faturas dos consumidores a partir de agosto: “Em particular, a partir do final de agosto, mas já nas faturas do consumo elétrico de julho, as pessoas vão ter uma desagradável surpresa. […] Estamos a falar de qualquer coisa na ordem dos 40% ou mais, relativamente àquilo que as pessoas pagavam”.
No mesmo dia, o Governo vem a público rejeitar que o mecanismo provoque aumentos no preço da eletricidade, defendendo que alivia os preços. “Ao contrário do que disse o presidente da Endesa, não há nenhuma subida de 40%. Se está a falar sobre ofertas comerciais da própria empresa, só o próprio poderá dizer”, afirmou então o secretário de Estado da Energia. Estas declarações, “não correspondem à verdade”, uma vez que “os preços com o mecanismo serão sempre mais baixos do que sem ele”, segundo João Galamba, citado pela “Lusa”.
A 1 de agosto, a Endesa veio a público garantir que vai “manter os preços contratuais com os seus clientes residenciais em Portugal até ao final do ano”.
Como consequência deste episódio, o primeiro-ministro António Costa determinou que o secretário de Estado da Energia vai ter de passara a controlar os pagamentos feitos pelo Estado à Endesa, na qualidade de fornecedora de energia. Por sua vez, João Galamba delegou este trabalho na Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), que está sob a sua tutela.
Para aceder a esta ferramenta, consulte a página dos simuladores da ERSE e aceda à Lista interativa de preços as ofertas comerciais de energia. Para a utilizar apenas terá de:
1. Escolher o comercializador
2. Escolher o tipo de contrato
Eletricidade
Gás Natural
Dual (eletricidade e gás natural)
3. Escolher a tipologia de consumidores
Residencial
Empresarial
4. Escolher a oferta comercial
Em função da sua escolha, é apresentado numa tabela todos os preços e as condições comerciais das ofertas comerciais que se adequam aos critérios selecionados.
Para avaliar os preços unitários, selecione uma oferta comercial e prima “Ver Preços”.
Além desta lista, a ERSE também conta com um simulador de preços de energia
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com