[weglot_switcher]

Regulador norueguês vai multar a Meta em 98.500 dólares por dia

O regulador norueguês Datatilsynet afirma que a Meta alegadamente violou a privacidade dos seus utilizadores, por esta razão vai aplicar, a partir do dia 14 de agosto uma multa diária de 98.500 dólares, que vai durar até dia 3 de novembro.
8 Agosto 2023, 10h35

A empresa proprietária do Facebook, a Meta, vai ser multada na Noruega em 98.500 dólares (89.750 euros) por dia, por alegadamente ter violado a privacidade dos seus utilizadores.

A multa vai ser aplicada a partir do dia 14 de agosto, segundo as autoridades norueguesas.

Segundo o jornal “The Guardian”, o regulador, Datatilsynet, fez saber em 17 de julho que a empresa iria ser multada caso não resolvesse as violações de privacidade que tinham sido identificadas por esta entidade.

A Datatilsynet revelou que a Meta não pode recolher os dados dos utilizadores na Noruega, tais como a localização física e usar dados para direcionar publicidade para os utilizadores, a chamada publicidade comportamental, um modelo bastante comum nas grandes empresas de tecnologia.

A Meta tinha até dia 4 de agosto para provar ao regulador que tinha tratado das falhas na segurança de privacidade dos utilizadores.

“A partir da próxima segunda-feira, uma multa diária de 98.500 dólares vai começar a ser aplicada”, revela Tobias Judin, chefe da secção internacional da Datatilsynet. A multa diária vai ser aplicada até ao dia 3 de novembro, sendo que o regulador pode torná-la permanente, encaminhando a sua decisão para o Conselho Europeu de Proteção de Dados, que tem poderes para fazê-lo, caso concorde com o regulador norueguês.

Na semana passada, a Meta afirmou que pretendia pedir consentimento aos utilizadores da União Europeia antes de permitir que as empresas direcionem a publicidade com base no que os utilizadores visualizam nas suas plataformas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.