[weglot_switcher]

Rei de Espanha revela que a sua fortuna está avaliada em 2,6 milhões

Felipe IV decidiu dar conta desta informação para dar uma maior transparência à Casa Real espanhola depois dos escândalos que envolveram o Rei Emérito, Juan Carlos.
REUTERS / Sergio Perez
26 Abril 2022, 10h58

O Rei de Espanha, Felipe IV revelou que a sua fortuna está avaliada em 2,6 milhões de euros, numa tentativa de dar uma maior transparência à Casa Real espanhola depois dos escândalos que envolveram o Rei Emérito, Juan Carlos, revela a agência “Reuters” esta terça-feira, 26 de abril.

Em comunicado, o Palácio da Zarzuela indica que 2,3 milhões de euros dizem respeito a contas correntes ou poupança e títulos. Já as obras de arte, antiguidades e joias têm um valor superior a 305 mil euros, não tendo sido revelada a existência de imóveis no portefólio.

A Casa Real acrescenta ainda que a maior parte da fortuna de Felipe IV é proveniente dos 4,3 milhões de euros que adquiriu ao longo dos úlitmos 25 anos devido a tributações.

Felipe IV subiu ao trono em 2014 depois do seu pai Juan Carlos abdicar do lugar devido a um caso de fraude fiscal que envolveu membros da família real, além de um escândalo sobre uma viagem para caçar elefantes, numa altura em que Espanha estava em recessão.

Face a tudo isto, Juan Carlos, que mantém o título de Rei Emérito, abandonou Espanha em agosto de 2020 e vive atualmente nos Emirados Árabes Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.