Os conservadores britânicos têm a intenção de criar uma taskforce de imigração inspirada no modelo norte-americano, da administração de Donald Trump, avança o jornal “The Guardian“.
A líder do partido, Kemi Badenoch, deve anunciar esta taskforce, este domingo. O objetivo deste organismo passaria por deportar 150 mil pessoas por ano de modo a combater a imigração ilegal.
De acordo com o “The Guardian” esta taskforce, caso os conservadores cheguem ao poder, teriam 1,6 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de euros) e novos poderes como por exemplo a capacidade de usar reconhecimento facial, sem aviso prévio, para identificar aqueles que possam ser deportados do país.
A mesma publicação salienta que os planos dos conservadores devem estabelecer que esta taskforce tenha uma “estreita colaboração” com a polícia, com as forças políticas a serem obrigadas a realizarem verificações de imigração a tofos os que parem e detenham
O “The Guardian” sublinha que este ano 34.401 pessoas atravessaram o Canal da Mancha, em pequenos barcos, o que constitui um novo máximo de chegadas ao país num único ano.
A líder do partido conservador, citada pelo “The Guardian”, afirmou que é preciso “combater o flagelo da imigração ilegal” para a Grã-Bretanha e proteger as fronteiras.
O “The Guardian” diz ainda que os conservadores querem também alterar o sistema de asilo. Uma das medidas passaria por só conceder estatuto de refugiados aqueles que tenham sido diretamente ameaçados por um governo estrangeiro. A abolição dos tribunais de imigração será também outra das medidas defendidas pelo partido conservador britânico e também o negar de assistência jurídica aqueles que lutam por casos de imigração.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com