[weglot_switcher]

Reino Unido entra em recessão com queda de 20,4% do PIB no segundo trimestre

O país registou a maior contração económica da Europa entre os meses de abril e junho.
  • EPA/VICKIE FLORES
12 Agosto 2020, 08h49

O Reino Unido entrou oficialmente em recessão esta quarta-feira – pela primeira vez em mais de dez anos – depois de registar uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 20,4% no segundo trimestre deste ano.

A contração da economia britânica entre os meses de abril e junho foi mesmo a maior da Europa, bem acima do tombo que a economia portuguesa registou nesse período (de 16,5%) ou até de Espanha (de 18,5%), de acordo com os dados oficiais publicados esta quarta-feira.

Logo, a contração do PIB do Reino Unido supera também a queda de 13,8% do PIB de França, de 12, 4% do PIB de Itália e de 10,1% do PIB da Alemanha. “A recessão devido à pandemia do coronavírus causou a maior queda registada no PIB trimestral”, admitiu Jonathan Athow, responsável do gabinete de estatísticas britânico, no relatório divulgado esta manhã.

O porta-voz do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (Office for National Statistics – ONS) reconhece que a economia começou a recuperar em junho com a reabertura das lojas e fábricas, tendo começado “a aumentar a produção e construção de casas”, mas salienta que, apesar desse aumento, “o PIB em junho ainda permanece um sexto abaixo do nível de fevereiro, antes de o vírus atacar”.

Segundo o ONS, o colapso na produção foi essencialmente motivado pelo encerramento dos estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes, escolas e fábricas de automóveis – aliás, a produção de carros foi a mais lenta desde 1954. O setor de serviços, que movimenta quatro quintos da economia britânica, sofreu a maior queda trimestral desde que há registos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.