Reino Unido vai distribuir terceira dose da vacina como reforço no plano de inverno

“Esta vacina deve ser administrada não antes do plano de vacinação ter sido concluído há seis meses, e a dose de reforço deve seguir o curso da primeira fase dos programas de vacinação”, referiu o ministro da Saúde britânico.

Hannah Beier/Reuters

O ministro da Saúde britânico anunciou esta terça-feira que o Reino Unido irá distribuir doses de reforço aos cidadãos mais vulneráveis. Esta dose de reforço faz parte do plano de inverno e deve ser administrada seis meses após a segunda dose, de acordo com Sajid Javid.

“Tal como muitas outras vacinas, há evidências que a proteção oferecida pela vacina da Covid-19 reduz ao longo do tempo, nomeadamente em pessoas de idade que estão em maior risco”, disse Javid no Parlamento.

“Então, doses de reforço são uma forma importante de manter o vírus sob controlo a longo prazo”. O Comité Conjunto de Vacinação e Imunização aconselhou esta manhã que fosse oferecida uma terceira dose às faixas prioritárias. Assim, e de acordo com o ministro da Saúde, o Governo britânico vai seguir o conselho, oferendo a terceira dose aos cidadãos que foram vacinados na primeira fase.

“Esta vacina deve ser administrada não antes do plano de vacinação ter sido concluído há seis meses, e a dose de reforço deve seguir o curso da primeira fase dos programas de vacinação”.

Assim, e ao seguir o conselho, o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, sigla inglesa) vai começar a chamar e a administrar as doses de reforço a partir da próxima semana. “O NHS vai chamar as pessoas na altura certa e ninguém precisa de se voluntariar nesta altura”.

“Este programa vai proteger os mais vulneráveis nos meses de inverno e fortalecer a nossa linha de defesa”, disse Javid.

Entre as pessoas prioritárias da primeira fase de vacinação encontram-se profissionais de saúde, assistentes sociais, pessoas acima dos 50 anos ou jovens com problemas de saúde.

Recomendadas

Covid-19: 180 mil professores e trabalhadores não docentes testados nas escolas

Segundo o Ministério da Educação, teve início esta segunda-feira, 20 de setembro, a segunda fase da operação de testagem que se prolonga até 1 de outubro e envolve os alunos do ensino secundário, seguindo-se os alunos do 3.º ciclo.

“PRR na campanha autárquica? É gravíssimo e só demonstra a falta de vergonha do PS”, considera candidato da IL a Lisboa

Na última edição do programa “Primeira Pessoa, da plataforma multimédia JE TV, Bruno Horta Soares considerou “gravíssima” a entrada do Plano de Recuperação e Resiliência na campanha eleitoral, algo que no entender deste consultor, “só demonstra a falta de vergonha” dos socialistas.

Portugal com mais 306 casos de Covid-19 e sete mortes

Boletim da DGS dá esta segunda-feira conta de mais 604 pessoas recuperadas da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
Comentários