[weglot_switcher]

Reitor da Universidade de Aveiro: “É necessário alinhar qualificações com necessidades do mercado”

Universidade de Aveiro está na linha da frente dos projetos que dão vida às primeiras instituições de ensino superior de matriz europeia.
24 Janeiro 2021, 20h00

Junta 12 instituições de ensino superior de outros tantos países e é uma das primeiras Universidades Europeias reconhecida, aprovada e financiada pela União Europeia. O reitor da Universidade de Aveiro,  Paulo Jorge Ferreira, um dos seus impulsionadores, defende que é mais do que um projeto ou um consórcio e explica porquê.

O distingue a Universidade ECIU dos restantes projetos que obtiveram financiamento nas ‘calls’ lançadas por Bruxelas?
Na primeira ronda foram aprovadas 17, incluindo a Universidade ECIU. O número cresceu para 41 com as que foram aprovadas na segunda ronda. A Universidade ECIU acrescenta ao clássico arsenal de cursos e diplomas a micro-credenciação e carteira de competências; introduz aprendizagem baseada em desafios, recolhidos junto das empresas e da sociedade em geral; aspira a ter impacto direto nos desafios do desenvolvimento sustentável, e, em particular, no desenvolvimento de cidades e comunidades mais resilientes e sustentáveis; e é universal, porque a sua área de atuação não é a engenharia, ou a saúde, as artes ou as humanidades, ou qualquer outra área do conhecimento.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.