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Relatório Global sobre o Estado dos Media: Combate a notícias falsas e equipas reduzidas entre os desafios

O Relatório Global sobre o Estado dos Media de 2022 revela que entre os maiores desafios dos jornalistas, está o combate a notícias falsas, a pressão para publicar novas histórias a uma velocidade cada vez maior e atrair novas audiências.
20 Junho 2022, 17h42

O Relatório Global sobre o Estado dos Media de 2022 da Cision revela que entre os maiores desafios dos jornalistas, está o combate a notícias falsas, a pressão para publicar novas histórias a uma velocidade cada vez maior e atrair novas audiências.

A Cision, uma plataforma de comunicação, publicou o seu relatório anual sobre o Estado dos Media com respostas de mais de 3.800 jornalistas de 17 mercados globais para compreender os principais desafios num mercado em rápida evolução, e como as relações públicas podem apoiar uma reportagem de primeira qualidade e de confiança.

Segundo o relatório, o maior desafio dos jornalistas é manter a credibilidade como fonte noticiosa de confiança (32%) e combater as acusações de “notícias falsas”. Em segundo lugar, os jornalistas citam o impacto de equipas reduzidas e menos recursos estão a ter nas suas cargas de trabalho. De facto, três em cada dez jornalistas (29%) estão a apresentar 10 ou mais notícias por semana.

“Embora o acesso a jornalismo de alta qualidade e a reportagem credível nunca tenha sido tão prevalecente, o papel dos media nunca foi tão desafiante, pois enfrentam uma pressão crescente para aumentar a produção, produzir conteúdos convincentes que se destacam num ciclo noticioso de 24 horas, e impulsionar o envolvimento” refere o relatório.

“Já não é tarefa de um jornalista apenas desenvolver as notícias, e isso abre a porta para que os comunicadores profissionais se associem com sucesso aos órgãos de comunicação para assegurar que as histórias sejam contadas de forma rápida, eficaz e relevante”, refere no comunicado Nicole Gulliot, Cision COO e Presidente da PR Newswire.

No que diz respeito às fontes que os jornalistas consideram mais úteis para gerar histórias ou ideias de histórias, mais de um terço dos jornalistas (37%) citaram press-releases, tornando-os a resposta de topo. Mais de três quartos (76%) querem receber press-release de marcas e profissionais de relações públicas sobre qualquer outro tipo de conteúdo. As tendências e os dados de mercado ocupam o segundo lugar (63%) e quase metade (49%) quer receber convites para eventos.

“Os press-release continuam o seu reinado absoluto e são o método preferido de fazer chegar as notícias aos órgãos de comunicação social de forma legítima, cuidada e urgente”, refere Gulliot.

A Cision diz que realizou o seu inquérito sobre o Estado dos Meios de Comunicação Social de 2022 ao longo de Janeiro e Fevereiro de 2022. “Os inquéritos foram enviados por e-mail aos membros da base de dados da Cision Media, que são examinados pela equipa de investigação da empresa para verificar as suas posições como profissionais dos media, influenciadores e blogue. Também fizemos um inquérito aos membros da nossa base de dados HARO (Help a Reporter Out) e colocámos o inquérito à disposição dos profissionais dos media na base de dados PR Newswire for Journalists”, refere a empresa.

O inquérito deste ano recolheu respostas de 3.890 inquiridos em 17 mercados em todo o mundo. Nomeadamente Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Finlândia, Suécia, Itália, Espanha, Portugal, China, Austrália, Singapura, Malásia, Indonésia, Taiwan e Hong Kong.

A língua do inquérito foi traduzida e adaptada para cada mercado, posteriormente os resultados foram reunidos para formar o relatório global.

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