[weglot_switcher]

REN vai investir 40 milhões no hidrogénio verde

O objetivo da empresa é injetar até 5% de hidrogénio verde no gás natural em Portugal até 2025. Para isto vai ser preciso, “tornar totalmente compatíveis as redes de gasodutos”.
14 Maio 2021, 17h15

A REN vai investir 40 milhões de euros no hidrogénio verde até 2024, no âmbito do seu novo plano estratégico. A energética prevê investir um total de 900 milhões de euros nos próximos três, com a maioria a destinar-se à expansão da rede de eletricidade em Portugal.

“Vamos fazer um investimento de 40 milhões de euros no hidrogénio verde, dos quais 15 milhões de euros estão associados a projetos na rede de gasodutos, e 25 milhões na concessão de rede de armazenagem”, disse esta sexta-feira, 14 de maio, o administrador da REN, João Conceição.

O objetivo da empresa é injetar até 5% de hidrogénio verde no gás natural em Portugal até 2025. Para isto vai ser preciso, “tornar totalmente compatíveis as redes de gasodutos”.

“O objetivo é ter 5%, mas é necessário garantir que os níveis de incorporação são os mesmos em Sines, Carriço, Campo Maior ou Braga”, segundo o administrador.

Para isso, vai ser necessário instalar estações de medição em diversos pontos por toda a rede “para que o gestor do sistema possa acompanhar quais os níveis do blending (mistura) em toda a rede”, de acordo com João Conceição.

A empresa enumerou hoje os grandes desafios que vai ter pela frente nos próximos anos, como a necessidade de ligar à rede e transportar a eletricidade produzida dos 3,5 gigawatts de novos projetos solares, que vão nascer dos chamados acordos diretos entre a REN e os promotores dos projetos (que pagam a ligação da central à rede elétrica), ou os 1,6 gigawatts de projetos de energia solar que saíram dos leilões realizados em 2019 e 2020.

Ao mesmo tempo, vão surgir 1,4 gigawatts de nova potência de energia eólica, 1,2 gigas em terra maos 200 megawatts em projetos marítimos (offshore). A companhia também destacou os 1,2 gigawatts que vão surgir das três centrais hídricas da Iberdrola que estão a ser construídas no rio Tâmega e que estarão concluídas até 2023, com o primeiro projeto a ser ligado à rede ainda este ano.

A REN anunciou hoje que vai investir mais de 900 milhões de euros até 2024, face  ao investimento de 500 milhões de euros na sua rede previsto no ciclo anterior.

O investimento em Portugal vai rondar os 190/200 milhões de euros por ano durante este período, mais 40% face ao plano de investimento anterior, entre 2018 e 2020.

No outro mercado onde está presente, no Chile, a empresa espera investir entre 10 a 15 milhões de euros por ano, face aos oito milhões anuais no plano anterior.

A maioria do valor total (150 a 175 milhões de euros por ano) destina-se ao investimento na rede de eletricidade. Deste valor, 75% destina-se à expansão da rede, com os restantes 20%-25% a terem como fim a modernização, aumento da resiliência e adaptação às alterações climáticas da rede de muito alta tensão.

Por sua vez, a rede de transporte de gás natural vai ser alvo de um investimento anual entre os 15 a 20 milhões de euros. Para a rede de distribuição de gás, a Portgás, a empresa destina 25 milhões anuais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.