[weglot_switcher]

REN vende edifício em Lisboa para financiar nova sede. Mudança vai ter lugar em 2024

A companhia vai vender a sua sede em Lisboa para financiar a construção da nova sede em Sacavém, onde já tem um terreno.
19 Maio 2021, 07h50

A REN – Redes Energéticas Nacionais vai vender a sua atual sede em Lisboa para financiar a construção da nova sede em Sacavém. A empresa prevê que a mudança seja feita em 2024.

“A fase de licenciamento deve ser muito célere, pelo que apontamos para início da ocupação da nova sede em 2024”, disse ao Jornal Económico fonte oficial oficial da empresa.

“As obras serão financiadas pela venda do edifício da Avenida dos Estados Unidos da América, pelo que a obra não terá impacto nas tarifas aos consumidores”, acrescenta.

Mas porque é que a REN vai mudar de sede? “A mudança é ditada por diversas razões, nomeadamente questões de funcionalidade, custos de manutenção, acessibilidade e segurança. O novo projeto está na fase final de execução e já decorrem trabalhos de preparação em Sacavém, num terreno onde já hoje se encontram instalados uma subestação e vários departamentos da empresa”.

A companhia liderada por Rodrigo Costa explica que a nova sede está a ser “projetada com a ambição principal de ter uma pegada de carbono ao nível dos mais exigentes padrões de construção internacionais. Em paralelo, ergonomia, segurança, custos de construção e custos futuros associados à manutenção são outros dos pilares que definem todo o projeto”.

A mudança de sede foi inicialmente anunciada na sexta-feira, 14 de maio, durante a apresentação do novo plano estratégico da empresa.

A sede atual da REN fica localizada na Avenida Estados Unidos da América, em Alvalade, Lisboa. O edifício de 20 andares pertencia anteriormente à EDP, empresa da qual a REN fazia parte, antes de se tornar independente em 2000.

Atualmente, a REN tem instalado em Sacavém o seu centro de despacho para a rede elétrica, uma sala de operações com tecnologia de ponta de onde é possível gerir em todo o país as redes nacionais de transporte de eletricidade em muito alta tensão. Já o centro de despacho da rede de gás natural fica localizado no edifício da REN em Bucelas, também no concelho de Loures.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.