É um crossover com a musculatura de um SUV e uma inspiração na indústria de aviação, sem dúvida. O novo Renault Espace Initiale tem um interior que nos transporta aos céus numa cabine pressurizada.
O design começa na consola, que parece não estar ligada ao condutor nem ao passageiro, mas numa posição gravitacional. Depois a alavanca de velocidades que aparenta ser a “manche” de um avião. A versão testada de caixa automática é altamente sofisticada e de manuseamento suave. A luminosidade interior transporta-nos a uma nave espacial, com uma linha de luz em forma de guia que percorre todo o espaço central, criando uma sensação de profundidade.
Estes crossover de sete lugares já é grande por si (classe 2 em AE), mas a luz interior cria a ilusão de um espaço ainda maior. A cabine de avião não poderia ficar completa sem o ecrã touch em formato grande, algo muito comum que está a aparecer nos automóveis exclusivamente elétricos, mas sentimos alguma dificuldade em fixar a informação no ecrã perante a extrema sensibilidade do aparelho.
Este é um veículo de família para grandes trajetos, para fazer o país de ponta a ponta, ou para procurar férias num outro lado da “velha” Europa. O conforto é, por isso, essencial. A posição elevada do condutor permite uma panorâmica sobre toda a envolvência, sendo que o veículo experimentado permite a opção de massagem, o que não é desprezível em viagens de centenas de quilómetros. Na versão experimentada, a Initiale Paris, é possível efetuar 10 regulações nos bancos dianteiros. Para aumentar o espaço é possível rebater a 2ª e 3ª fila de bancos com um simples clicar. Para as viagens no verão quente que se aproximam há pequenos pormenores relevantes como sejam os vidros escurecidos e as palas de sol na segunda fila de bancos. A imagem premium está na assinatura Initiale no interior quer nas soleiras das portas, no volante, ou na parte superior dos encostos dos bancos dianteiros, à semelhança da assinatura dos grandes estofadores. O som interior é Bose e depois tem aquilo que é comum chamar-se de segurança ativa e passiva, como seja o alerta de transposição de faixa sem o necessário acionamento do pisca, ou o reconhecimento dos painéis de velocidade verticais e o alerta de excesso de velocidade, ou ainda a comutação automática de luzes, o que permite circular sempre em máximos durante a noite. Pode ainda ser possível incluir um pack com um sistema de travagem ativa de emergência.
Em termos de high-tech a Espace não poderia deixar o trabalho em mãos alheias. Através do R-Link2 a noção que se tem é a de um tablet que permite o zoom, a mudança de página e o arrastar de ficheiros.
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