[weglot_switcher]

Renovar cartão de cidadão ou passaporte: tempo de espera atinge os dois meses

Para pedir a emissão ou renovação de documentos oficiais, há departamentos onde é preciso esperar quatro meses ou até mesmo seis meses.
5 Abril 2019, 09h05

Quem tiver de renovar o cartão de cidadão ou o passaporte, vai ter de esperar muito tempo para conseguir uma vaga. O tempo de espera de renovação destes documentos de identificação oficiais atinge os dois meses em muitos concelhos, e chega mesma a ser superior em muitos outros, noticia a rádio TSF esta sexta-feira, 5 de abril.

No site dos agendamentos eletrónicos do Instituto dos Registos e do Notariado, as primeiras vagas disponíveis para vários dos maiores concelhos do país só existem para daqui a dois meses, como em Lisboa, Sintra, Oeiras, Almada, Setúbal, Amadora, Odivelas ou Matosinhos.

Este site foi criado há quatro meses com o objetivo de agendar a emissão ou renovação de documentos oficiais. No departamento de identificação civil da Boa Hora em Lisboa, é mesmo preciso esperar aé outubro. Já na loja do cidadão de Odivelas é preciso aguardar até agosto. Já noutros concelhos, o tempo de espera é menor, como Porto, Felgueiras, Maia ou Penafiel.

A Associação Sindical dos Conservadores dos Registos alerta que faltam 1.500 trabalhadores nestes serviços e defende o seru reforço.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.