[weglot_switcher]

Repsol cria fundo de investimento de 85 milhões de euros para startups

Fundo ‘Repsol Corporate Venturing’ destina-se a startups que ofereçam soluções de mobilidade avançada, novos materiais, economia circular ou tecnologias digitais aplicadas à exploração de produto e aplica-se no período entre 2016 e 2020.
3 Setembro 2018, 12h04

A Repsol vai investir 85 milhões de euros em startups com o lançamento do fundo ‘Repsol Corporate Vending’, anunciou esta segunda-feira em comunicado a companhia energética espanhola. Este fundo será aplicado entre 2016 e 2020, e pretende acelerar a incorporação de tecnologias e modelos de negócio inovadores.

O fundo de investimento aplica-se às startups que ofereçam soluções de mobilidade avançada, novos materiais, economia circular ou tecnologias digitais aplicadas à exploração de produto. O ‘Repsol Corporate Vending’ conta com a participação de oito startups que se integram nestas áreas prioritárias.

“O novo modelo de Corporate Venture Capital pretende atrair inovação tecnológica e que se possa avaliar de forma ágil o seu potencial”, refere Luís Casado, diretor de Corporate Venturing da Repsol.

No último ano foram investidos sete milhões de euros por este fundo estimando-se que em 2018 aumente para os dez milhões. Desde o mês de janeiro deste ano já foram finalizadas mais de 100 oportunidades de investimento, das quais uma foi levada a cabo e outras estão no seu processo final.

A grande prioridade deste novo modelo é a incorporação rápida de inovação externa aos negócios e práticas industriais da Repsol, sendo para isso necessário “a urgente realização de projetos piloto, que no caso de terem sucesso, serão colocados em prática”,explica Luís Casado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.