Quer em estadias permanentes, quer em estadias temporárias de recuperações ortopédicas, neurológicas e de assistência a doentes oncológicos e crónicos, a oferta de serviços das Residências Domus Vida compreende o acompanhamento assistencial permanente dos residentes por equipas dedicadas e altamente qualificadas, preparadas para prestar apoio assistencial 24 horas por dia. O seu principal objetivo é melhorar a capacidade funcional, estimular a autonomia e promover a saúde e bem-estar de todos os que fazem das Residências Domus Vida do Estoril ou de Lisboa a sua casa.
Estas estadias são adaptadas tendo em conta o contexto clínico e pessoal de cada um. É através da identificação das necessidades específicas de cada residente que conseguem proporcionar uma estadia personalizada que promova a dignidade e a qualidade de vida. Por exemplo, o Condomínio Residencial Domus Vida de Lisboa foi pensado para pessoas independentes que procuram uma casa na qual não tenham que se preocupar com a gestão da vida diária. São apartamentos T1 e T2, complementados com todos os serviços que lhes conferem segurança, comodidade e bem-estar.
A situação de pandemia mundial veio alterar profundamente as nossas vivências e afetar de forma especialmente preocupante a população sénior. Por isso, representa também uma responsabilidade acrescida, mas também um reforço da qualidade da oferta de serviços das Residências Domus Vida.
A primeira fase de resposta à pandemia foi caraterizada por uma rápida e estratégica atuação perante um acontecimento de enorme imprevisibilidade e escassa informação mas que afetou, desde logo e de forma particular, a faixa de população sénior, ou seja, os atuais e futuros residentes das residências Domus Vida.
A elaboração de um plano de contingência, compreendendo um conjunto alargado de medidas e procedimentos adaptados à realidade das duas residências assistidas e respetivas equipas, foi uma iniciativa de grande relevância que começou a ser desenvolvida no final de fevereiro, numa altura em que as orientações oficiais da Direção Geral da Saúde (DGS) eram ainda escassas e relativamente difusas.
A primeira versão do documento, com data de 6 de março, foi amplamente divulgada e comunicada aos colaboradores e, desde essa altura, sofreu atualizações periódicas, sempre que justificado pela evolução da situação, por novas informações e recomendações da DGS e pelas melhores práticas do setor.
Neste contexto, importa referir a antecipação de algumas medidas que só posteriormente foram consideradas pela DGS, como foi o caso, por exemplo, da restrição de visitas e da utilização obrigatória de equipamento completo de proteção por parte dos colaboradores.
O plano de contingência tem sido um guia de operacionalização e monitorização constantes, de grande utilidade para todos os elementos das equipas responsáveis, cujo foco inicial foi dotar as residências de capacidade de resposta, efetiva e controlada, face aos potenciais cenários de evolução da pandemia, minimizando os impactos junto de residentes, familiares e colaboradores.
A realização periódica de testes de despiste à Covid-19, muitas vezes por iniciativa própria, mas sempre em articulação com as autoridades de saúde, tem sido um pilar essencial da nossa linha de atuação.
Este procedimento regular, realizado preventivamente, mesmo quando as autoridades de saúde não o consideram imprescindível, revelou-se de grande utilidade porque permitiu identificar casos pontuais positivos, assintomáticos, apresentando quase sempre uma carga viral reduzida, em fase de baixa capacidade de contágio e que conduziram a recuperações sem necessidade de intervenções complexas, permitindo assim, evitar o desenvolvimento de focos e situações mais dramáticas como as que se viveram e vivem atualmente noutras instituições.
No período em que foram interditas as visitas de familiares, e a par da implementação de medidas de segurança, operacionais e de logística, as Residências Domus Vida tiveram presente a importância de manter os residentes e os seus familiares, bem como os colaboradores, informados e esclarecidos.
Foram implementados mecanismos regulares de comunicação com os familiares, com o intuito de tranquilizar e esclarecer as dúvidas que surgiam.
A fase de desconfinamento, à semelhança das anteriores, está a ser vivida de forma controlada e com elevados níveis de segurança, motivo pelo qual o ambiente que se sente nas Residências Domus Vida é de grande confiança e serenidade.
Foram retomadas as visitas seguras e alguns serviços internos, como são os casos, entre outros, das sessões terapêuticas individualizadas, do serviço de cabeleireiro por marcação prévia, do almoço e jantar no restaurante da residência, com as regras apertadas de distanciamento, bem como as aulas de movimento, no interior e no jardim da residência, com números mais restritos de residentes, mas que permitem que todos sintam que podem ter uma vida ativa, ainda que respeitando as novas regras de segurança em vigor.
Considerando a importância das visitas de familiares para o bem-estar dos residentes, nomeadamente no seu equilíbrio emocional, foi dedicada especial atenção ao desenho de diferentes modalidades de visitas que proporcionem momentos agradáveis em família, com a descontração possível de alcançar atualmente e sem descurar as melhores práticas no que à segurança diz respeito.
Assim, são proporcionadas condições distintas para visitas a decorrer no interior das unidades, especialmente pensadas para os residentes acamados, ou em quarentena profilática, e nos espaços exteriores, designadamente nos jardins existentes, quer na unidade do Estoril, quer na unidade de Lisboa, o que consiste numa opção agradável que tem sido apreciada por residentes e familiares.
Em qualquer uma das modalidades de visita, são cumpridas regras gerais de segurança, nomeadamente o agendamento prévio, designação do familiar responsável pelo cumprimento de regras em representação de todos os outros familiares, entrega obrigatória de objetos ou alimentos (apenas não confecionados) destinados ao familiar (na antecâmara de entrada para serem previamente desinfetados), uso de máscara e desinfeção de mãos antes e depois da visita.
As visitas no interior, designadamente aos residentes acamados e em isolamento profilático, revestem-se de regras especificas que incluem, por exemplo, a colocação de equipamento completo de proteção (touca, luvas, bata, botins e máscara de proteção).
O bem-estar dos residentes é, e será sempre, o maior compromisso das Residências Domus Vida.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a José de Mello Residências e Serviços.
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