[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. Ciberataque aos laboratórios Germano de Sousa. O que está em causa?

Os laboratórios Germano de Sousa foram hoje alvo de um ataque por piratas informáticos que está a afetar a comunicação entre o laboratório central com os restantes a nível nacional. A região de Lisboa foi a mais afetada e por isso condicionou as análises aos utentes esta quinta-feira. Saiba o que está em causa.
10 Fevereiro 2022, 17h51

O que aconteceu aos laboratórios Germano de Sousa?

Os laboratórios Germano de Sousa foram hoje alvo de um ataque por piratas informáticos, conforme revelou o JE em primeira mão esta quinta-feira, 10 de fevereiro.

O ataque foi detetado esta manhã quando “os postos de colheita não conseguiram entrar em contacto com o laboratório central”, disse José Germano de Sousa, que garantiu não ter sido feito um pedido de resgate pelos piratas informáticos.

Em particular, a empresa foi alvo de um ataque de ‘malware‘, um software que é desenhado especificamente para danificar computadores ou um sistema. “Foi um ataque de malware, o que resultou que tivéssemos de começar a bloquear comunicações”, disse hoje, por sua vez, José Germano de Sousa, administrador dos laboratórios e filho do fundador.

Qual o impacto na operação dos laboratórios?

O ataque perturbou as comunicações “entre o laboratório central de Lisboa e os postos de colheitas que lhes estão anexos e os hospitais. Como tal, estamos agora a repor essas ligações informáticas. É provável que até ao fim do dia venhamos a repor esse problema”, disse José Germano de Sousa, fundador e proprietário dos laboratórios à “CNN Portugal”.

Por sua vez, os hospitais da CUF cancelaram os exames que iam ser feitos pela Germano de Sousa. “A CUF tomou conhecimento, esta manhã, de que o seu parceiro na área das análises clínicas foi alvo de um ciberataque à sua rede, o que criou intermitências no seu respetivo sistema. Como tal, o acesso ao serviço de análises clínicas nas unidades CUF e a disponibilização de relatórios e resultados clínicos poderão sofrer constrangimentos, até que o sistema do nosso parceiro esteja totalmente restabelecido, o que esperamos que venha a acontecer progressivamente”, disse fonte oficial da CUF.

Os dados dos doentes foram acedidos pelos piratas informáticos?

A empresa garante que não.  “Felizmente, não entraram nas nossas bases de dados onde estão os registos de todos os doentes”, garantiu a rede de laboratórios de análises clínicas.

As autoridades já estão a investigar? 

Sim. Mal soube do caso, a própria PJ contactou a Germano de Sousa por iniciativa sua.

A Policia Judiciária já está assim no terreno a acompanhar a situação nos laboratório Germano de Sousa, sabe o Jornal Económico.

“Já estamos a acompanhar se houve e qual a gravidade do ataque informático”, disse fonte da PJ ao JE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.