[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. José de Mello, Luz Saúde, Lusíadas e Cruz Vermelha: que posições assumiram sobre a ADSE?

Como se estão a posicionar os privados face à ADSE? Vão existir mais cortes de grupos privados de saúde com este subsistema de saúde?
13 Fevereiro 2019, 19h11

Que grupos privados já anunciaram o corte da convenção com a ADSE?

Para já, sabe-se que a Luz Saúde vai deixar de prestar serviços ao abrigo da ADSE a partir de 15 de abril, apurou o Jornal Económico esta terça-feira. Depois da José de Mello Saúde, a dona dos hospitais CUF, ter anunciado o cancelamento com a ADSE, também a empresa dona do Hospital da Luz, em Lisboa, vai cancelar os contratos.

O que alegam estes grupos?

Em causa estará a exigência da ADSE, no final do ano passado, em pedir a devolução de” 38 milhões de euros de despesas que os privados terão faturado a mais”. O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar, disse que os associados ” encararam este pedido como “uma afronta”.

O que vai fazer o Grupo Lusíadas?

A entidade revelou esta quarta-feira que se encontra a “analisar opções para a cessação das atuais convenções existentes com a ADSE”. Em comunicado, o Grupo Lusíadas indica também que “neste contexto de cessação das atuais convenções, e depois de diversas reuniões internas com as suas Unidades operacionais e respetivas Direções Clínicas, o Grupo Lusíadas Saúde assegurará, contudo, o adequado acompanhamento e tratamento aos Clientes da ADSE que se encontrem a ser assistidos nas Unidades do Grupo, assim como criará uma tabela própria para que os mesmos beneficiários possam aceder às nossas Unidades, podendo posteriormente pedir o reembolso à ADSE em regime livre”.

Qual o posicionamento do Hospital da Cruz Vermelha?

Em declarações ao Jornal Económico, Alexandre Abrantes, presidente do Conselho de Administração do Hospital da Cruz Vermelha, realçou que “a ADSE precisa dos bons prestadores de saúde privados e estes precisam de mais de um milhão de beneficiários da ADSE. Há espaço para que todos ganhem com o negócio mas neste momento existe uma grande crispação nas negociações à volta do setor da saúde, que não são específicas da ADSE mas a ADSE também tem mostrado alguma dificuldade de encontrar os pontos comuns e que beneficiariam as duas partes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.