Respostas Rápidas: O que é preciso saber sobre a entrada da bitcoin em bolsa

A criptomoeda começou este domingo à noite a negociar no mercado de futuros de Chicago e está prestes a entrar em outras duas bolsas. Veja aqui as implicações e mudanças que Wall Street vai trazer à bitcoin.

Como era a bitcoin transacionada até agora?

A criptomoeda bitcoin foi criada em 2009 por uma pessoa com nome fictício de Satoshi Nakamoto e era, até aqui, transacionada através de uma rede online não regulamentada, na qual eram os detentores que estabeleciam o preço da moeda digital. Apesar de os investidores considerarem que o sistema dava maior liberdade e transparência, o sistema foi alvo de vários problemas, incluindo roubos.

Como é que funciona com a entrada em bolsa?

Às 23 horas de domingo (hora de Lisboa), a bitcoin entrou no mercado de futuros de Chicago (CBOE). Isto significa que os investidores podem investir em contratos futuros (existentes para outros ativos como petróleo ou bens agrícolas), que obriga os compradores a pagarem o preço acordado, a determinada data. No próximo dia 18 de dezembro vai também entrar na maior plataforma mundial de derivados, a CME, e no próximo ano, no mercado de futuros do Nasdaq.

Como é que correu a entrada em bolsa?

O primeiro dia de negociações da bitcoin em bolsa está a ser marcado por fortes ganhos. Os futuros da criptomoeda chegaram a disparar 25% para os 18.500 dólares ao início da manhã, obrigando a gestora deste mercado a suspender por duas vezes a cotação para aliviar a volatilidade, de acordo com a Bloomberg. A bitcoin estreou-se nos 15.000 dólares e nos primeiros sete minutos de transação foram movimentados cerca de 120 contratos com prazo em janeiro. Na primeira hora, os contratos já totalizavam mais de 680.

O que é que implica para a criptomoeda?

A emergente popularidade da bitcoin levou as três empresas de transações nos Estados Unidos a oficializarem a negociação do ativo. “Reconhecemos que a bitcoin é um mercado novo e inexplorado que continuará a evoluir”, disse Terry Duffy, presidente da CME, enquanto os analistas estão a encarar a decisão como uma “legitimação da bitcoin como classe de ativos” como explicou o presidente da empresa de investimento Global Advisor.

Quais são os riscos de investir em futuros de bitcoin?

Desde o início do ano, a bitcoin já valorizou 1.490%, mas a moeda digital tem sido caracterizada por muita volatilidade, além dos ganhos. Por isso, gestores de ativos contactados pela Bloomberg questionam se a bitcoin estará pronta para entrar em bolsa e consideram o investimento prematuro. O grupo de bancos, brokers e traders, Futures Industry Association, alertou que os contratos de futuros foram apressados sem consideração por riscos, incluindo a possibilidade de manipulação do mercado.

O que é necessário para ser seguro?

Segundo a mesma associação, seria necessário mais feedback da indústria sobre margens de lucro, limites de trading e testes de stress antes de começar a negociação em bolsa. Para contrariar os riscos, a CBOE e a CME estão a pedir aos traders uma quantia acima anormalmente grande de colateral em cash para fazerem as compras.

Ler mais
Relacionadas

Bitcoin dispara mais de 25% no dia de estreia em bolsa

Os futuros da criptomoeda chegaram a disparar 25% para os 18.500 dólares ao início da manhã, obrigando a gestora deste mercado a suspender por duas vezes a cotação para aliviar a volatilidade.

Bitcoin sobe e desce, antes de entrar no mercado de futuros de Chicago

A moeda virtual ultrapassou esta sexta-feira os 17.000 dólares, o valor mais elevado de sempre e que compara com os 996 dólares que valia no início do ano.

Bitcoin: Apenas mil pessoas detém 40% do mercado mundial

“Como em qualquer categoria de ativos, grandes proprietários individuais e corporativos podem e conspiram para manipular preços”, alertam os especialistas.

Bitcoin é uma das maiores ameaças ao mercado em 2018, diz Deutsche Bank

O Deutsche Bank publicou uma apresentação sobre moedas digitais e diz que “classificamos as criptomoedas como um investimento de risco porque os aumentos de preços recentes são, em parte, baseados em especulações. A volatilidade é muito alta e atingiu 80% e o setor geralmente não está regulado … existe um risco apreciável de grandes perdas”.
Recomendadas

Encher um depósito de gasolina já custa mais 10 euros do que em janeiro

A partir de segunda-feira, os combustíveis ficam novamente mais caros. Aumento é maior na gasolina, tanto nas cadeias de marca branca, como nas principais gasolineiras.

Férias: Portugueses sonham com as Maldivas mas vão para Maiorca

A Europa continua a liderar os destinos mais procurados pelos portugueses, embora estes prefiram destinos com praia. Palma de Maiorca e Benidorm preenchem os dois critérios.

Atenção, jovens: Candidaturas ao Porta 65 estão a terminar

O apoio consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.
Comentários