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Respostas rápidas. Qual foi a operadora com mais reclamações na Anacom?

A Anacom registou 128,5 mil reclamações contra prestadores de comunicações em 2021. Nas comunicações eletrónicas, a NOS foi o prestador de serviços mais reclamado em 2021. No sector postal, os CTT voltam a ser a entidade com mais queixas.
3 Março 2022, 17h00

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) divulgou esta quinta-feira o número de reclamações que recebeu no conjunto do ano de 2021. Afinal, quais foram as empresas que receberam mais queixas junto do regulador? E que serviços foram mais reclamados? O Jornal Económico explica em quatro respostas rápidas os dados divulgados pela entidade liderada por João Cadete de Matos.

Quantas reclamações é que a Anacom recebeu no ano passado?

Em 2021, a Anacom registou cerca de 128,5 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 1% do que em 2020. As comunicações eletrónicas foram o sector mais reclamado, com 80,7 mil reclamações, o que corresponde a 63% do total de reclamações. Já as reclamações sobre serviços postais continuaram a crescer, mantendo uma tendência que se verifica desde 2019. Registaram um aumento de 20% (mais 8,1 mil reclamações) em 2021. Este sector foi responsável por 47,8 mil reclamações, 37% do total recebido.

Qual foi a operadora mais reclamada nas comunicações eletrónicas?

Nas comunicações eletrónicas, a NOS foi o prestador de serviços mais reclamado em 2021, com 34% do total de reclamações do sector, seguida da MEO com 33%, da Vodafone com 29% e da NOWO com 4%. A empresa liderada por Miguel Almeida foi também a que verificou o maior número de reclamações por cada mil clientes (10), acima da média do sector (7), seguindo-se a Vodafone (7) e a MEO (6). A faturação de serviços foi o assunto mais reclamado pelos utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas, correspondendo a 26% do total de reclamações do sector, “dominado sobretudo pelas queixas sobre a cobrança de valores considerados indevidos por não concretização de condições acordadas e por serviços não prestados ou consumos não realizados”, refere a Anacom.

E que reclamações dominam nos serviços postais?

O atraso na entrega, sobretudo de objetos postais internacionais, e as dificuldades na entrega ao domicílio dominaram as reclamações sobre serviços postais em 2021, tendo sido mencionados em 27% e 25% das reclamações deste sector, respetivamente, mostram os dados da Anacom.

Os CTT continuam a ser um dos prestadores com mais reclamações?

Sim. Tal como aconteceu em 2020, os CTT – Correios de Portugal foram os mais reclamados no sector postal, correspondendo a 86% das reclamações registadas pela Anacom em 2021. Neste período, registou mais 10,9 mil reclamações face a 2020. De acordo com a entidade liderada por João Cadete de Matos, “aumentaram sobretudo as reclamações relacionadas com o desalfandegamento de objetos postais (9%), em virtude das novas regras relativas à circulação postal proveniente de fora do espaço da União Europeia, que entraram em vigor na segunda metade do ano”.

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