PremiumRicardo Baptista Leite: “Não mantemos a economia a funcionar por decreto”

Deputado social-democrata ficou surpreendido com a exoneração de Jamila Madeira, mas diz estar mais focado no combate à pandemia. E defende mecanismos financeiros para incentivar isolamento voluntário de infetados e suspeitos de terem Covid-19.

Médico de formação, tendo sido voluntário no início da pandemia no Hospital de Cascais, onde assistiu à evolução galopante da doença que matou uma paciente logo no seu primeiro turno, Ricardo Baptista Leite é uma das vozes mais ativas no combate à Covid-19 em Portugal. Ainda que o deputado do PSDadmita que não é a hora para a avaliação política da resposta do Governo, nem por isso deixa de apontar falhas ao Plano outono-inverno do Ministério da Saúde.

O PSD defende desde o início da pandemia que estamos a combater um inimigo comum e não é altura para questionar a atuação do Governo. Não foi isso o que o próprio Executivo fez ao afastar a secretária de Estado Jamila Madeira?
Não escondo que foi uma decisão um pouco surpreendente, menos de um ano após assumir funções, no contexto da pandemia, e depois de o primeiro-ministro ter dito que não se mudam generais a meio da guerra. E sem que nenhuma explicação tenha sido dada ao país.

Marta Temido disse apenas que se tratava de um cargo muito exigente. Jamila Madeira foi o bode expiatório do que correu mal na resposta à Covid-19?

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumLeilão do 5G continua a gerar dúvidas no setor

Leilão do 5G continua a gerar críticas das operadoras. Acresce agora que empresa que criou plataforma do leilão pode ter desrespeitado contrato com Anacom, por participar no mesmo projeto internacional que a Vodafone.

PremiumJoão Duque: “Procura deve ser mais dirigida para arrendamentos de longo prazo”

Economistas acreditam que se os preços e as rendas das habitações se ajustarem, o mercado poderá “animar”. Teletrabalho pode levar as empresas a libertarem espaços para arrendamento habitacional.

PremiumExtrema-direita ao assalto da direita em Espanha

Vox liderou moção de censura ao governo de coligação PSOE-Podemos. Derrotada à partida, foi uma autêntica ‘rasteira’ à direita tradicional do PP. As suas consequências na política espanhola são imprevisíveis.
Comentários