[weglot_switcher]

Ricardo Martinho é o novo presidente da IBM Portugal

O novo gestor máximo da IBM Portugal está no grupo desde 1998 e substitui José Manuel Paraíso, que liderou a subsidiária portuguesa da gigante tecnológica durante dois anos e que, agora, saiu para liderar a Kyndryl Portugal, uma ‘spin-off’ da IBM para o negócio de serviços de infraestruturas.
  • Ricardo Martinho, presidente da IBM
9 Setembro 2021, 12h43

A IBM Portugal atacou o mês de setembro com alterações nas chefias, após o início da separação do negócio de serviços de infraestruturas do grupo, com esta operação a passar para as mãos do spin-off Kyndryl. Com a criação da Kyndryl, o grupo decidiu entregar a gestão da Kyndryl Portugal a José Manuel Paraíso, até aqui presidente da IBM Portugal, e promover Ricardo Martinho, até aqui líder da unidade de tecnologia, a presidente da IBM.

Em comunicado, a IBM apresenta a escolha de Ricardo Martinho para liderar o grupo em Portugal como um passo natural, tendo em conta que o gestor está no gigante tecnológico desde 1998. Desde janeiro de 2020 que liderava a direção da Technology Unit em Portugal, “liderando a estratégia de soluções de cloud e Inteligência Artificial e as áreas de sistemas e ecossistema, assumindo também uma posição no conselho de administração”.

Antes, Ricardo Martinho foi responsável de software e de global markets da IBM Portugal, após ter assumido cargos internacionais em França e Espanha.

Citado no comunicado, Ricardo Martinho sublinha “um imenso orgulho” em assumir a liderança da IBM Portugal, “sobretudo numa numa fase de grande renovação”. O gestor garante que a aposta da IBM vai continuar a passar pela tecnologia cloud e Inteligência Artificial, assim como em serviços de consultoria transformacional.

A IBM anunciou no final de 2020 a intenção de avançar com uma cisão da unidade de gestão de serviços de infraestrutura tecnológica para reforçar o foco nas áreas estratégicas de cloud híbrida, Inteligência Artificial e serviços de consultoria. Ora, essa cisão vai concretizar-se até ao final de 2021, sendo que a Kyndryl já foi formalmente criada e a filial portuguesa deste spin-off do grupo foi entregue a José Manuel Paraíso, até aqui presidente da IBM Portugal.

José Manuel Paraíso

José Manuel Paraíso assume, assim, desde 1 de setembro, o cargo de country leader da Kyndryl Portugal, tendo que reportar ao espanhol Luis Roca Fernandez, escolhido para liderar a Kyndryl na Península Ibérica.

Numa mensagem na sua conta de LinkdIN, José Manuel Paraíso explica que a Kyndryl é uma nova empresa independente da IBM, que vai ser cotada em bolsa, nos Estados Unidos, e que assume uma carteira de 4.600 clientes em todo o mundo, servida por cerca de 90 mil pessoas “com enorme conhecimento”. “Só em Portugal e Espanha, somos já cerca de 3.000 profissionais ao serviço dos principais bancos, operadoras de telecomunicações, empresas de eletricidade, grandes empresas de distribuição, etc.”, lê-se.

“É para mim uma enorme honra e privilégio liderar esta extraordinária empresa em Portugal”, acrescenta.

Numa entrevista ao Jornal Económico, em julho deste ano, José Manuel Paraíso afirmou que a “Kyndryl vai estar muito forte em Portugal”. Segundo o, então, gestor máximo da IBM Portugal, a importância do país corresponde ao serviço que a IBM já fornece na área das infraestruturas. “O serviço que nós prestamos à volta das infraestruturas é muito relevante, porque tratam-se dos outsourcings mais antigos que temos e toda a gestão de data centers, e será essa nova empresa a controlar essa área. A gestão de infraestruturas será o negócio de futuro da Kyndryl”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.